• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

oiz

Programar C em Linux

17 mensagens neste tópico

Boas sei que sou novo por estas bandas mas eu tenho uma questão sobre programar C em linux porque até em entao tenho programado no meu xp no visual studio mas queria abrir um pouco os meu horizontes para outros sistemas operativos..sera ke me podem ajudar?eu ja tenho o kdevelop instalado no entanto não estou a conseguir compilar como deve ser um projecto que desenvolvi em visual studio na linguagem C. n sei o que estou a fazer mal.

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para programar em C, penso que qualquer editor de texto serve, crias o teu ficheiro, gravas com a extenção .c e na consola compilas e executas. Penso que seja assim... Eu tambem iniciei-me no C ha bem pouco tempo e posso tar a mandar uma abébia das grandes, mas o que conta a intenção de ajudar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois mas isso é programar por shell digo eu..mas o que keria mm saber é cm criar um projecto cm deve ser em kdevelop mas n tou a conseguir la mt bem..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

atenção que existem bibliotecas que só funcionam no windows, tipo conio.h

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

então se o código é standard deve funcionar em qualquer SO

Agora só com mais informação é que pode dar para ajudar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

conio.h é uma lib para MS-DOS é normal que o VS não tenha visto o VS ser mais virado para a parte visual.

Para compilares em linux basta abrires uma consola na pasta onde tens a source e fazer gcc -Wall -g source1.c source2.c source3.c - Executavel.

A opção -Wall é para ele fazer um debug mais profundo retornado todos os erros e até warnings, o -g é para permitir correr o executavel no gdb.

Se queres um bom IDE para C podes usar o NetBeans com plugin para C ou o eclipse também com plugin.

A parte gráfica tem de ser com GTK ou entao podes usar o Glabe que é tipo o VS para GTK.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que o magician disse praticamente tudo, aconselho que também uses a opção -pedantic em conjunto com a -Wall (Warning all).

Já agora,  o Glade é um GUI builder para o GTK.

Boa sorte! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ora bem e assim para programar em C eu uso o VI, e o melhor editor de texto na minha opiniao.

Para compilar faz o k o MAGICIAN disse.

Verifica e k tenhas as biblitecas todas instaladas, no caso do ubuntu 6.10, vinha ja c o gcc, mas tive k instalar umas librarias a parte.

posta ai os erros para o pessoal ajudar. Aconselho-te tb a trabalhar em linha de comandos facilita mt mais a vida. S n kiseres ter demasidas consolas abertas ao mesmo tempo instala o Yakuake, e uma shell a imitar quake, k desce do ecra e nela podes abrir dezenas de shell's, tb o podes fazer na consola, mas aki fica mais organizado...

Kt ao SO eu aconselho o UBUNTU, e assim para kem usou sempre windows ate agora, e uma mudança simples. Integra as facilidades do windows, mas em linux. Como e obvio a nivel de instalaçao de coisas pode ser tudo controlado pela linha de comandos.

Para se ver so cm a microsoft anda a render-se ao controle por linha de comandos, Lançou a uns tempos atras uma grande mudança para Windows, infelizmente e uma versao um bocado rudimentar, mas ja c bastante poder. A Powershell, para kem e utilizador de linux, experimentem, para poderem ver cm esta bastante inovador :). D kk modo LINUX 4ever...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas sei que sou novo por estas bandas mas eu tenho uma questão sobre programar C em linux porque até em entao tenho programado no meu xp no visual studio mas queria abrir um pouco os meu horizontes para outros sistemas operativos..sera ke me podem ajudar?eu ja tenho o kdevelop instalado no entanto não estou a conseguir compilar como deve ser um projecto que desenvolvi em visual studio na linguagem C. n sei o que estou a fazer mal.

cumps

Dependendo das circunstâncias, pode ser difícil fazê-lo. Se o teu programa usar WinApi, não sei se será possível compilá-lo em GNU/Linux (quanto muito pode ser que através do projecto WINE consigas arranjar alguma forma de o fazer). Se for um programa que usa apenas o ANSI C sem mais nenhuma biblioteca, deverá compilar (podes ter alguns problemas a nível de int's por exemplo (o tamanho de um int varia de sistema para sistema, como é sabido) e coisas do género, mas se tal acontecer, resolve-se facilmente).

Se usar GTK para ter interface gráfica, compilará facilmente, basta teres o pacote de desenvolvimento do GTK.

Mas diz lá então qual o resultado que obténs. Se puderes disponibilizar o código, sempre é mais fácil ajudarmos.

P.S.: Eu prefiro VIM, GNU make e GCC, mas cada um tem liberdade para escolher o que quiser. emacs, por exemplo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É coisa que actualmente nao faço. Mas porque não usar o kde, criar un novo projecto em C, escolher o toolkit e começar a bater código?

GTK é uma das opções, existem dezenas de outas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto à programação acho que já disseram tudo. O IDE eu em windows uso o Code::Blocks e embora nunca tenha programa em linux com ele, pelo que leio no fórum deles, funciona muito bem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu programo sempre no linux, uso o ubuntu instalei a ultima versao do gcc, para isso fazes na consola:sudo su

ele pede uma password tu metes, depois escreves: apt-get install build-essential

depois podes tambem instalar um mt bom editor de texto visto q n tens necessariamente de escrever codigo em programas que correm na consola, o kate. o ubuntu ja tras outro que tambem e bom. depois para debugar instalas o ddd. lembra-t: para instalar o ddd e o kate usas o synaptic pack manager que requere acesso a internet que podes ter facilmente com um cabo de rede directo no modem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora