• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Apple actualiza MacBook Pro

16 mensagens neste tópico

Citação
Depois da actualização que a linha MacBook destinada ao mercado de entrada de gama sofreu há cerca de duas semanas, chegou a vez de os MacBook Pro receberem hardware novo.

Os novos MacBook Pro são baseados na plataforma Santa Rosa da Intel, e podem ser configurados com os mais recentes processadores Core 2 Duo e até 4GB de memória. Outra novidade é o facto de todos os modelos apresentados estarem configurados com as mais recentes placas gráficas da Nvidia, as GeForce 8600M, e de os modelos de 15” incluírem ecrãs iluminados a LED (Light Emiting Diodes).

[...]

Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/hardware/2007-01-06-apple-actualiza-macbook-pro

Só falta uma versão de 12"...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito bem, mas infelizmente estão mesmo muito caros. Quando sair uma nova actualização ao MacBook talvez compre um, porque estes agora estão fora do meu alcance.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O principal destaque é a mudança de gráfica.

Acho que, a não ser pelo SO em alguns casos, não se justifica dar tanto dinheiro pelo macbook pro. Por bem menos dinheiro compra-se um PC melhor que os MacBook Pro.

É pena a gráfica dos Macbook senão ainda pensava melhor antes de comprar um...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por bem menos dinheiro compra-se um PC melhor que os MacBook Pro.

Hmmm... isso dá panos para mangas...

Tens por exemplo RAM a 100€ e a da Apple (Samsung) custa 280€... quando comparas os timings/latências até te passas (tipo 3x mais rápido)! Portanto, acredita que dificilmente arranjas algo melhor por menos de 15% do custo!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmmm... isso dá panos para mangas...

Tens por exemplo RAM a 100€ e a da Apple (Samsung) custa 280€... quando comparas os timings/latências até te passas (tipo 3x mais rápido)! Portanto, acredita que dificilmente arranjas algo melhor por menos de 15% do custo!

Não sei se é bem assim tão linear. Ainda há uns dias fui a um site onde se faz configurações de portáteis à medida e por 1500 € ficava com um Portátil que quase ninguém tem.

200 Gb de disco, 4 Gb de memória RAM (que pode não ser tão rápida mas são 4 Gb), gráfica como a do MacBook Pro mas com mais memória, Processador de 2,2 GHz, etc...

O que não tinha era o Sistema Operativo incluido...

Mas pronto não vou estar a ateimar quando nunca tive nada da apple... Mas só queria dizer que a diferença de preços fica bem abaixo dos 15 % que disseste.

Acho que o que disse todos concordam, 2000 pelo pior MacBook Pro é um completo exagero. 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu como tu também já andei pela fase de quanto mais melhor...

Tu hoje por 110€ compras 500Gb a 7200rpm e pelo mesmo dinheiro compras 36Gb a 10.000rpm. Há uns anos atrás acharia maluco quem comprasse os 36Gb, mas hoje tenho em raid dois discos deles que uso para o SO e para as suas aplicações.

Eu feito cromo quando comprei o Mac adquiri posteriormente +512 de RAM mas daquela dos 80€... e foi completamente notório o piorio de tempo! Passado uma semana fui devolver uma vez que só piorou!

Repara também que o Mac OS a nível de gestão de memória bate o Windows e que com 512 de Ram conseguia correr fluidamente o apache + php + mysql + itunes + eclipse + firefox. Em windows tenho 2 Gb e tenho a maior parte das vezes + de 60% cheio.

No que toca ao site que referes falta saber qual a qualidade dos componentes.

Ainda te dou outro exemplo... por 80€ compras uma fonte, no entanto pelo dobro arranjas os mesmos Wats numa BeQuiet e vale bem a pena (mais amperagem, não a ouves trabalhar, etc...).

No que toca ao Mac, tens diversos componentes que não podes comparar por alto! Eles usam o que acham que é bom e é isso que os distingue do resto do mercado. É claro que eles ganham dinheiro, mas não será tanto quanto pensas...

Por fim, tenho um colega meu "profissional" em fotografia e quando finalmente gastou mais de 120€ numa webcam deles pode certificar que realmente vale a pena pagar 2 vezes mais das que há no Mercado... (e o Mac trás uma)

Mas como te disse isto dá para discutir todo o dia ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Repara também que o Mac OS a nível de gestão de memória bate o Windows e que com 512 de Ram conseguia correr fluidamente o apache + php + mysql + itunes + eclipse + firefox.

Também se não corresse... mais valia usares GNU/Linux.

Não esquecer que o facto de a memória estar "cheia" não significa que esteja mal gerida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não esquecer que o facto de a memória estar "cheia" não significa que esteja mal gerida.

Sim, mas eu em Windows XP e com 1 Gb acontecia-me várias vezes dar erro aplicações mais pesadas por falta de memória...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

entao, podes ter a memoria danificada...

(tenho k falar direito, se nao vem o djthy.. pegar cmg XD)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(tenho k falar direito, se nao vem o djthy.. pegar cmg XD)

Eu pego contigo sempre que quiseres amore. <3 ***
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

entao, podes ter a memoria danificada...

??? Não são erros de leitura ou escrita... apenas falta de memória livre. (com 2Gb resolveu)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

[sim, mas eu em Windows XP e com 1 Gb acontecia-me várias vezes dar erro aplicações mais pesadas por falta de memória...

Posso perguntar-te que aplicações são essas? :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Virtual PC (preciso dele para correr o SAS), Virtools (rendering)... repara que normalmente desligo o PC 1 vez por semana e tenho sempre o Firefox, Thunderbird, Eclipse, Winamp, Pidgin, Azureus, Apache, PHP, MysQL a correr.

O FF, Eclipse e o Java após 2 dias ocupam-me mais de 500Mb! (o que vale é que os vou reiniciando)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Assim rapidamente, aconselhava-te a trocares o Azureus pelo uTorrent. De resto não tens um sistema muito diferente do meu, com a diferença que eu não desligo o pc uma vez por semana. Talvez uma por mês. Normalmente por causa das actualizações.

Em vez de VirtualPC uso VMWare, e em vez de Virtools (que não conheço) uso o Blender (esporadicamente). Pidgin não sei o que é. Em vez de Eclipse tenho o Visual Studio. Também uso o Windows Live Mail em vez do Thunderbird. E no entanto dou-me bem com 1GB de memória.

Já no portátil tenho 2GB e a única vez que passei de 1GB foi quando tinha o Battlefield 2142 a correr. E isto com SQLServer à mistura.

E assim se cria um belo offtopic :D

Respondendo on-topic, sou da opinião que o hardware vendido pela Apple é demasiado caro. E prefiro 2GB de memória barata a 1GB da cara... mas também nunca experimentei da cara ::P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não uso o Virtual PC por opção mas por obrigatoriedade para fazer a cadeira! Logo não é coisa de se trocar porque as imagens fornecidas pela cadeira não creio que servissem no que indicas!

No que toca a trocar o Eclipse pelo Visual Studio acho que nem consigo responder direito a isso...

O Blender não tem nada haver com o Virtools, e se tenho a Tese de Mestrado proposta para o virtools não poderei trocar também...

Por fim, o Pidgin é o ex-gaim :P (e o MSN ocupa mais do dobro da memória!

De qq modo, como referi quando comprei +1Gb de memória deixei de ter qq problema :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só aconselhei a trocar o Azureus pelo uTorrent... o resto não eram sugestões de troca, até porque não sei quais as aplicações mais pesadas. Mas entre o Azureus e o uTorrent... o uTorrent é melhor em todos os aspectos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora