• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

infopc

qual a melhor linguagem server side? porque?

3 mensagens neste tópico

Bom pArece-me um pergunta pertinente. Qual é a melhor linguagem server side? porque?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

'A melhor' é capaz de ser um pouco dificil de saber. Mas podemos dizer as nossas preferencias ;)

A minha favorita é PHP, na verdade é a minha linguagem favorita no geral e nao só para aplicações web.

Qualquer linguagem se pode usar para o desenvolvimento de uma aplicação web através do CGI. Claro que algumas ( a maior parte delas ) nao sao muito usadas.

Eu gosto de PHP porque:

-é incrivelmente simplificado o que o torna muito facil de aprender mesmo para um leigo

-apesar do que se diz por aí, é, de forma geral rápido

-tem conversao automatica de tipos de dados, o que hoje em dia faz todo o sentido

-permite varios tipos de aproximação, desde a mais simplista a implementação dos padroes mais complicados. Um erro de muitas linguagens modernas é obrigar o programador a escrever código de uma determinada forma em vez de lhe dar liberdade

-permite muita portabilidade

-documentação e suporte comunitarios de grande escala

Para alem de php, parti agora há tempos à descoberta de uma ferramente bem cool: o netbeans!

Java não é uma linguage da minha preferencia, mas o visual web pack é uma ferramenta que permite escrever aplicações em JSP em velocidade relampago.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu perfiro JSP, as razões prendem-se com a forte base que é o Java. De resto como foi dito não há uma melhor, podemos dizer que há uma mais adequada a um ou outro requisito mas nunca que a linguagem X é melhor que a Y.

Todas têm vantagens e desvantagens, por exemplo, por muito que goste de JSP, é necessário um servidor com Java, o que não é muito comum  nem barato, nunca o recomendo para um pequeno site.

JSP é tecnologia em cima de servlets e as servlets é que são realmente server-side.

Mas talvez não goste tanto de PHP porque não gosto de linguagens de scripting, talvez seja demasiado parcial neste caso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora