• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Alemanha declara ilegal o uso de "ferramentas de hacker"

13 mensagens neste tópico

O Governo da Alemanha atualizou sua lei de crimes digitais para tornar ilegais quaisquer ferramentas consideradas "para hacker". Profissionais de segurança e de redes de computadores estão preocupados com os reflexos que essa lei pode ter em seu dia-a-dia, pois utilizam essas ferramentas para fins profissionais defensivos e pacíficos.

Segundo o site Ars Technica, as novas regras endurecem as penas existentes e proíbe o uso não autorizado de programas que possam contornar ou desativar a segurança de um sistema. A notícia foi destaque no site da Computerworld e no britânico The Register.

[...]

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1664233-EI4805,00.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Enfim mais umas leis feitas por quem não percebe do assunto... Desde quando DoS "a título de brincadeira" é crime? Em casa não posso fazer um DoS num pc meu? Proibir o conhecimento? Onde é que isso já se viu numa democracia?

Gostava de ler uma tradução "as is" da lei.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é que é isso? Um país inteiro sem ligação à internet?

Porque é que eu nao acredito nisso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não ouviste falar na primeira guerra cibernetica do mundo pedrotuga? É bem capaz de ter sido isso que aconteceu, a russia inteira a atacar os servidores da letonia que funciona muito na base da net, o pais inteiro sem net nao acredito mas que muitos servicos ficaram desativados, isso sim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
... o uso não autorizado de programas que possam contornar ou desativar a segurança de um sistema.

No fim resume-se tudo a este ponto. Tudo vai depender do uso, é claro que o uso deste tipo de ferramentas de forma não autorizada já era crime, o que acontece é que se agravam as penas e situações onde se considera crime.

Mas aqui se pode ver o quanto a ignorância pode prejudicar. No entanto espero que as questões económicas venham meter-se ao barulho para que a lei possa ser esclarecida ou alterada. Nem sempre são boas razões mas neste caso poderá ser a única forma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lurst: isso parece um argumento de um filme. Uma coisa bem diferente da realidade. A palavra "atacar" carrega todo um imaginario épico que não corresponde à realidade. O que é 'atacar' um servidor? Que consequencias pode isso ter?

Sera que um equipamento de rede não tem um backup de segurança nem redundancia que permitam manutenção do serviço mesmo em condições de avaria ou 'ataque'?

Nao, nao ouvi falar dessa noticia... mas claro... os actores tiveram que ser a russia e outro país qq... ok... a letonia para ficar tudo ali atrás da chamada curtina de ferro. A china já é uma economia demasiado importante para estar a meter em axincalhamentos, por isso... letonia it is.

A seio, nao ouvi falar disso mas trata-se obviamente de uma operação de intoxicação de infromação levada a cabo através dos média.

Nem a electricidade falta num país inteiro hoje em dia quanto mais a internet.

Pois... em relação à alemanha... a ver vamos, tambem uma coisa é certa, a policia nao tem meios nem tecnicos nem legais para ir de casa em casa verificar que software é que os alemães estão a usar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
A palavra "atacar" carrega todo um imaginario épico que não corresponde à realidade.

O quanto eu ri dessa frase :thumbsup: É verdade, o problema é que nunca saberemos o que se passa na realidade já que os médias manipulam tudo e não temos como saber tudo...

Curiosidade um amigo meu conhece um dos gajos do hotel onde esteve a pitinha mais falada do momento, a madie macdonalds. Consta que os pais dela beberam numa noite 12 garrafas de vinho...Mas segundo os jornais eles sao os pais mais cuidadosos do mundo! Farto dessa pita por todo lado estou eu!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A solução é mesmo analizar a informação cautelosamente e nao acreditar em tudo. O p@p é um forum de discussao, uma boa ferramenta para desmistificar mitos urbanos e boatos passo a redundancia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A solução é mesmo analizar a informação cautelosamente e nao acreditar em tudo. O p@p é um forum de discussao, uma boa ferramenta para desmistificar mitos urbanos e boatos passo a redundancia.

Assino por baixo.  ;)

De qualquer modo, se isto se tornar moda na Europa será um verdadeiro atentado à liberdade. Arrisco até perguntar: lembram-se quando, há coisa de 5/6 anos atrás, a internet era (quase) totalmente livre?

Parece-me que caminhamos no sentido da restrição de conteúdo e isso a mim não me agrada minimamente.  ;)

Arrisco ainda a dizer: a internet só tem piada pelo facto de ainda reinar aqui alguma anarquia. É esse o ingrediente que mais "piada" dá à internet como meio actual de navegação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ou seja, se os bandidos usam armas e matam, os policiais também não podem usar armas, pois as mesmas matam. ridículo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ou seja, se os bandidos usam armas e matam, os policiais também não podem usar armas, pois as mesmas matam. ridículo.

Normalmente é um pouco o oposto disso. A policia acaba por ter acesso a informação demais só porque é policia. Por exemplo, tem havido pessoal detido atraves do ip da sua ligação pessoal, teoricamente o teu isp garante-te confidencialidade. Eu acho bem que um juiz possa dar de consulta de localização atravez do ip, mas quão frequente é esse poder usado? E é feito sempre com ordem de um juiz? Tenho as minhas duvidas. Ainda assim devo dizer que, pelo que tenho visto, em portugal vai-se atrás do pessoal que tenta ganhar dinheiro atraves de pirataria. Aqiu o termo "pirataria" faz sentido. Quem saca um filme um uns mp3 para consumo proprio nao tem problemas. Nesse aspecto acho que as nossas autoridades têm agido bem.

A questao da internet livre tem dado que falar e é muito importate. A internet é uma tecnologia com potencial grande, tem que haver preocupação de nao se tornar em mais um instrumento para os barrigudos como aconteceu com os media.

Google -> net neutrality

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É muito simples,....

... o uso não autorizado de programas que possam...

Ou seja,... os profissionais de segurança vão continuar a poder usar tudo o que precisam mas com autorização, autorização essa cedida (ou melhor dizendo,.. PAGA) ao estado. E está criada mais uma fonte de receitas e mais um ponto de entrada para lobby's. Porque depois já se está mesmo a ver,... a empresa que entrar com mais massa para os bolsos de ministro x ,do presidente z , do partido xpto é que ve os seus produtos homologados.... :mad:

E pronto,.. basicamente resume-se a isso.....  :thumbdown: os gajos querem é mama!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora