• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

José Oliveira

Meio milhão de pessoas vão ter computador e Internet mais baratos

26 mensagens neste tópico

O primeiro-ministro anunciou hoje o lançamento de um programa que tem como objectivo proporcionar o acesso a computadores e a uma ligação à Internet em banda larga a meio milhão de pessoas, entre estudantes, professores e trabalhadores em formação.

Na abertura do debate mensal no Parlamento, José Sócrates disse que a partir de Setembro todos os estudantes que se inscrevam no 10º ano terão acesso a um computador e a uma ligação à Internet em banda larga.

Segundo o primeiro-ministro, o acesso a estes meios far-se-á "a um preço muito reduzido, em função do rendimento do respectivo agregado familiar".

Sócrates estima que, com esta medida, nos próximos três anos serão abrangidos 240 mil estudantes, que serão divididos em três escalões.

Computadores portáteis com entrada de 150 euros

O primeiro escalão abrange estudantes beneficiários da acção social escolar, aos quais será fornecido um computador portátil sem qualquer pagamento inicial. A utilização da banda larga custará cinco euros por mês.

De acordo com Sócrates, no segundo escalão (referente aos alunos que não têm acção social escolar, mas que têm agregados familiares com baixos rendimentos), "o computador será fornecido sem necessidade de qualquer pagamento inicial, sendo a ligação à banda larga de 15 euros por mês", durante três anos.

Os restantes alunos terão acesso a um computador portátil pelo valor de 150 euros e pagarão pela Internet de banda larga, durante três anos, menos cinco euros em relação aos preços de mercado.

As medidas anunciadas pelo primeiro-ministro pretendem também ter como alvo o sector dos professores dos ensinos básico e secundário, que, com um pagamento inicial de 150 euros, terão acesso a um computador portátil.

"Estes professores terão também acesso à Internet em banda larga, com uma mensalidade que o Estado garante que será de cinco euros inferior aos preços praticados no mercado", declarou o primeiro-ministro.

Operadores de telemóveis vão financiar

O terceiro grupo social que o Governo pretende atingir com este programa é o dos trabalhadores que se encontram envolvidos em acções de formação.

"Todas as pessoas que se inscrevam no programa Novas Oportunidades terão acesso a um computador portátil com um pagamento inicial de 150 euros. Beneficiarão também do acesso à Internet em banda larga com uma mensalidade de 15 euros válida por um ano", disse o chefe do Governo.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro explicou que "o programa será fundamentalmente financiado com as contrapartidas que o Estado contratualizou com os operadores do licenciamento das comunicações móveis".

Ainda de acordo com o primeiro-ministro, para a operacionalização do programa "será criado um fundo no âmbito do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, que será constituído pelas verbas a que os operadores estão contratualmente vinculados desde 1999".

Fonte: http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1295559&idCanal=undefined

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tal como li num blog (não me lembro qual) o melhor seria investir em redes wireless nas escolas ao invés de subsidiar a net aos alunos.

Para além disso, diz aí "pagamento inicial" não fala nada do restante pagamento. E penso que os alunos do 11º e 12º não deviam ser desprezados pois devem precisar ainda mais que os do 10º.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tal como li num blog (não me lembro qual) o melhor seria investir em redes wireless nas escolas ao invés de subsidiar a net aos alunos.

Na minha escola, meteram uma portazita RJ45 em cada sala e estão/estavam a testar uns APs wireless num dos blocos. :thumbsup:
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me uma medida que segue uma boa direcção.

O sistema de acção social escolar está muito corrompido. Precisa de mecanismos de fiscalização. Isso pode afectar um pouco este tipo de iniciativa. Espero que não se lembrem de escolher altos maquinoes para computadores. Um computador mais modesto serve bem para trabalhar e afasta o mercado negro. A ver vamos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se for para dar portáteis sem aproveitar o seu potencial no ensino com aulas mais interactivas, é um autentico desperdício de dinheiro dos contribuintes. A ver vamos. Fique claro que não confio nada na "Educação" em Portugal...

PS: Não se esqueçam é de formar os professores porque andarem com portáteis para depois continuarem a dar fotocópias, trabalhos, etc, em papel...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E os alunos íam ir à internet nam aulas em vez de estar atentos às aulas... :thumbsup: Isso não faz sentido. É bem que as escolas tenham net, mas as secundárias e ciclos não necessitam tanto de wireless...

Acho uma boa medida do governo. Vamos é estar atentos às próximas acções e se realmente isto se concretiza.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opinião penso que é uma boa iniciativa se tivermos mesmo so de pagar 150€.

A ver vamos :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu só digo que vejo amigos meus que tem o tal subsidio escola e eu não o tenho (tambem nao tenho nenhuma inveja, diga-se) e que tem telemovel como eu, computador tao bomo como eu, veste tao bem como eu, vive tao bem como eu, só nao entendo o porque dele ter subsidio :)  :wallbash:, eu falei de um caso, há MILHARES! O governo tem que ter cuidado, e penso que os portáteis deviam ser com um processador de gama baixa, tal como a grafica e  a RAM, porque o computador vai servir para trabalhar e não para jogar nem nada do género!  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

in:http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20070605+Excelente+iniciativa+diz+Microsoft.htm

A Microsoft Portugal "irá fornecer software (Windows Vista e Office 2007, de última geração) para os computadores a baixo custo que o Governo irá disponibilizar", disse a empresa.

Um SO pesado, proprietário e pago para pcs a baixo custo (suponho que sejam para web+trabalhos escritos ?) e uma suite de produtividade cara quando há alternativas livres, além de por default gravar os documentos num formato que as versões anteriores (que é o que a maioria tem) não reconhece.

Boa escolha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol? Quem se oferece para dar um tiro a cada membro do governo e seus assistentes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

EU ;)

Tipo eu se comprar isso podem ter a certeza que o Windows vai com o... Instalo logo Linux nessa... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

11º e 12º não existem  ;)

A minha conclusão deste 10º ano? Fiz apenas 2 ou 3 trabalhos em que necessitei de um computador.

E os alunos íam ir à internet nam aulas em vez de estar atentos às aulas... ;) Isso não faz sentido. É bem que as escolas tenham net, mas as secundárias e ciclos não necessitam tanto de wireless...

Acho uma boa medida do governo. Vamos é estar atentos às próximas acções e se realmente isto se concretiza.

Poupa-se dinheiro. E isso de não tar com atenção às aulas, quem não está, problema o deles... Se for apanhado pelo stor, rua. Tão simples quanto isso.

Ah, e, sinceramente, acho que deviam apostar nisto mas é para as universidades. Esses é que precisam e que têm de pagar elevadas propinas e rendas de casas etc etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É muito triste o que o governo está a fazer com certas entidades ( Universidade de Évora, Caixa Mágica), que ao desenvolverem uma coisa parcialmente Portuguesa ficam de fora deste projecto, indo o governo buscar Software Proprietário a preços exorbitantes ( com o nosso dinheiro), o que ainda aumenta mais o preço dos portáteis, já imaginaram se com Window$ os portáteis custarão €150, se tivessem software livre, o seu custo poderia ser reduzido para €100 ou até menos.

Quando a questão das redes wireless, posso dizer que a minha escola tem pelo menos um pc em cada sala (embora sendo um P III, e estarem um bocado vandalizados), com ligação à internet, e devido a terem sido adquiridos alguns portáteis este ano (pela escola. E estes têm Alinex), possui tambem 2 Pontos de Acesso em cada piso o que faz uma cobertura excelente de Internet. Realmente deve ser das poucas coisas que não me posso queixar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É muito triste o que o governo está a fazer com certas entidades ( Universidade de Évora, Caixa Mágica), que ao desenvolverem uma coisa parcialmente Portuguesa ficam de fora deste projecto, indo o governo buscar Software Proprietário a preços exorbitantes ( com o nosso dinheiro), o que ainda aumenta mais o preço dos portáteis, já imaginaram se com Window$ os portáteis custarão €150, se tivessem software livre, o seu custo poderia ser reduzido para €100 ou até menos.

Quando a questão das redes wireless, posso dizer que a minha escola tem pelo menos um pc em cada sala (embora sendo um P III, e estarem um bocado vandalizados), com ligação à internet, e devido a terem sido adquiridos alguns portáteis este ano (pela escola. E estes têm Alinex), possui tambem 2 Pontos de Acesso em cada piso o que faz uma cobertura excelente de Internet. Realmente deve ser das poucas coisas que não me posso queixar.

A minha escola tem um pc em cada sala mas apenas foi implementado neste 3ª período por isso ainda não vi nenhum a funcionar. Tem duas fichas para internet em cada sala. 3 Salas de computadores, e tem rede wireless na biblioteca, na sala dos stores (apanha-se na sala ao lado também) e no CRE (Centro de Recursos Educativos - onde há mais pcs, filmes, música, televisão... tretas do género).

Anyway, hoje foram lá os tipos da Sapo e para o ano devemos ter isto muito melhor ;)

Mas o que temos actualmente penso que não é mau.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Enfim... já que é Windows fosse ao menos o XP! Isto é realmente uma parvoeira... é só dinheiro que damos à MS... e para quê?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha escola tem um pc em cada sala mas apenas foi implementado neste 3ª período por isso ainda não vi nenhum a funcionar. Tem duas fichas para internet em cada sala. 3 Salas de computadores, e tem rede wireless na biblioteca, na sala dos stores (apanha-se na sala ao lado também) e no CRE (Centro de Recursos Educativos - onde há mais pcs, filmes, música, televisão... tretas do género).

Anyway, hoje foram lá os tipos da Sapo e para o ano devemos ter isto muito melhor ;)

Melhor ainda?

A minha escola o que tem é rede wireless com acesso restricto a praí 12 portáteis que só os profs podem requisitar, sala de computadores só para aulas, e biblioteca com um pc do século passado. lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Anyway, hoje foram lá os tipos da Sapo e para o ano devemos ter isto muito melhor :D

Melhor ainda?

A minha escola o que tem é rede wireless com acesso restricto a praí 12 portáteis que só os profs podem requisitar, sala de computadores só para aulas, e biblioteca com um pc do século passado. lol

http://esds.edu.pt/

Os tipos de há dois anos que ganharam o Sapo Challenge para o colégio deles, ganharam este ano aqui :D

Por isso a Sapo vem cá equipar-nos :confused:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As características destes portáteis:

Processador 1,8 Ghz

1 Giga Byte de memória RAM

Leitor de DVD e CD

Placa Gráfica OnBoard XVGA

Sistema de áudio com colunas e microfone incorporado

Placa de rede OnBoard 10/100 Mb 

http://eescola.pt/ofertas.aspx?o=3&i=2

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pa, nem e assim muito, 15/mes da mensalidade do pc e da net...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

por exemplo eu não queria a net para nada assim vou ter de comer :)

mas sim não é muito caro. não é bem é como ele disse...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É um passo... Espero que seja o passo certo...

A bem da verdade não vale de muito ter um computador se não sabemos ler, escrever e fazer contas...

É como a velha discussão sobre o uso de calculadoras nas disciplinas de matemática: se não souberem o que estão a fazer, a calculadora não servirá de nada...

Também a bem da verdade, é importante que os nossos miúdos tenham acesso aos mesmo meios dos miúdos dos  países ricos, daí a importância desta medida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha conclusão deste 10º ano? Fiz apenas 2 ou 3 trabalhos em que necessitei de um computador.

Então é porque não andas em Ciências e Tecnologias como eu, se não já estavas farto de fazer relatórios para fisico-quimica.

CR_: Eu acho que isso de passar os trabalhos para computador está bem e tudo, mas tabém acho que no inicio do ano quem quisesse devia poder pagar para receber tudo também em fotocópias, porque pelo menos eu prefiro muito mais estudar a olhar para um papel do que para um monitor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora