• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

LuPereira

[Desafio] Webdesign (inscrições encerradas)

102 mensagens neste tópico

Boas,

esta secção tem estado um bocado parada por isso vou lançar um concurso para toda a comunidade e para todos aqueles interessados em webdesign.

O concurso consiste no seguinte:

Cada concorrente deverá criar um webdesign para um site e passá-lo para código seguindo estas normas:

- tem de ser compatível com todas as resoluções;

- tem de ter o mínimo de imagens possível de modo a que demore pouco tempo a carregar;

- deverá ser relacionado com um assunto da actualidade;

- têm de ser compatíveis com todos os browsers (têm de ser validados pela W3C)

- os webdesigns devem ser originais(ou seja; não devem copiar estilos já existentes); ;)

- e deve ser apresentado até dia 16 de Agosto.

Vamos ao trabalho :D

Cumps.

P.S: Todos os concorrentes devem apresentar as suas candidaturas até dia 5 de Junho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Chama-se de Liquid Design  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Chama-se de Liquid Design  :D

Não conhecia o termo.

Mas as pessoas percebem o que está escrito e é isso que importa ;)

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem uma coisa não implica a outra, podes ter um liquid design que não suporta resoluções abaixo de 1024x768 (por exemplo) e um design que não seja desse género (que seja fixo) e que suporte ;)

Cumps :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Bem uma coisa não implica a outra, podes ter um liquid design que não suporta resoluções abaixo de 1024x768 (por exemplo) e um design que não seja desse género (que seja fixo) e que suporte

Teoricamente se trabalhares com %'s irá funcionar em qualquer resolução.... digo teoricamente porque se utilizares imagens em conteúdo irá limitar em resoluções mais baixas, pois a imagem não se "molda" como o texto. No entanto continua a ser um "Liquid Design". :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende muito da construção em si, existem muitos layouts por aí que se "partem" com muita facilidade se a resolução for ligeiramente inferior à "target resolution" como se costuma chamar.

(mesmo sendo só texto, tem mais a ver com as margins e floats que se obstroem.)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Depende muito da construção em si, existem muitos layouts por aí que se "partem" com muita facilidade se a resolução for ligeiramente inferior à "target resolution" como se costuma chamar.

(mesmo sendo só texto, tem mais a ver com as margins e floats que se obstroem.)

Verdade. Mas o erro nesse caso está na concepção do Layout e não no conceito em si.

De qualquer forma, apesar de eu não ter tempo para participar.... deixo aqui um excelente link para quem estiver interessado em participar:

http://www.maxdesign.com.au/presentation/page_layouts/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho uma boa iniciatuva, mas tenho algumas questões:

As candidaturas têm que ser apresentadas quase um mês antes do final do prazo? Mas qual a razão?

Quem irá ser o júri?

O site tem que ser relacionado com a actualidade? Isto significa que é preciso criar conteúdo também?

Boa iniciativa! :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora dava mais uma sugestão para as regras:

Tem de ser W3C Validated (HTML e CSS).

Eu sou capaz de participar :D

Só tenho mais uma pergunta relacionada com a do _deXter, a candidatura implica apresentar o projecto na altura da candidatura?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só tenho mais uma pergunta relacionada com a do _deXter, a candidatura implica apresentar o projecto na altura da candidatura?

Agora está muito na moda a validação, mas o que interessa que um site seja válido se este não funcionar com a maioria dos browsers utilizados actualmente?

Na minha opinião deviam-se avaliar os sites quanto à sua validação e ao seu funcionamento com determinados browsers, Firefox, Opera, e Internet Explorer 6 & 7. Caso achem que isto torna as regras muito rígidas, então decidia-se um browser para a avaliação, talvez Firefox ou Opera por serem cross-platform.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho uma boa iniciatuva, mas tenho algumas questões:

As candidaturas têm que ser apresentadas quase um mês antes do final do prazo? Mas qual a razão?

Quem irá ser o júri?

O site tem que ser relacionado com a actualidade? Isto significa que é preciso criar conteúdo também?

Boa iniciativa! :D

Eu sou capaz de participar ;)

Quando apresentarem as candidaturas não necessitam de apresentar NADA em relação ao projecto. Apenas é para saber quem vai participar.

Quanto ao júri acho que podiam ser alguns membros da Design Team ou então fazia-se uma votação com todos os designs e a comunidade escolhia.

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora está muito na moda a validação, mas o que interessa que um site seja válido se este não funcionar com a maioria dos browsers utilizados actualmente?

Na minha opinião deviam-se avaliar os sites quanto à sua validação e ao seu funcionamento com determinados browsers, Firefox, Opera, e Internet Explorer 6 & 7. Caso achem que isto torna as regras muito rígidas, então decidia-se um browser para a avaliação, talvez Firefox ou Opera por serem cross-platform.

Claro, mas é perfeitamente possível construir um site W3C Validated com suporte para todos os browsers...

Não vejo contra nenhum em incluir esta medida, desde que se continue a manter a compatibilidade o que não é de todo dificil... Acho que a qualidade dos sites não é resultado do W3C Validated, mas se for Validated só mostra que existe alguma preocupação nesse sentido...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esse é mesmo o objectivo das validações, porque se continuamos a programar para os browsers voltamos ao inferno de sites que foram feitos para IE porque o IE adicionou mais umas extensões para chamar utilizadores em vez de se manter no standard ou das extensões do mozilla, ou das extensões do opera.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só mais uma questão:

O concurso é de "layouts" ou é necessário o site também conteúdo? Quando dizes tema da actualidade dá a entender que necessita de conteúdo... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu quero participar, fica aqui a minha inscrição.

expliquem melhor as regras e nao sejam picuinhas ou façam concurso livre de regras (vale-tudo é que é fixe lol)

quem vai avaliar? (expliquem melhor)

não é possivel criar um topico com o nome dos concurrentes e o tema de cada site, é mau haver assuntos repetidos

deixo uma sugestão, dividir o premio em 2 ou mais (Best Design / Best Programação web )

(os sites podem funcionar em todos os browsers e nao passar nas validações W3C, uma coisa nao implica a outra, depende do erro)

Parabens pela iniciativa, cump

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só mais uma questão:

O concurso é de "layouts" ou é necessário o site também conteúdo? Quando dizes tema da actualidade dá a entender que necessita de conteúdo... :D

É algo em que foques o tipo de webdesign como a cor, as imagens, o aspecto, etc.

O conteúdo podes colocar com "lorem lipsum ipsum ..."

Cumps. :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu quero participar, fica aqui a minha inscrição.

expliquem melhor as regras e nao sejam picuinhas ou façam concurso livre de regras (vale-tudo é que é fixe lol)

quem vai avaliar? (expliquem melhor)

não é possivel criar um topico com o nome dos concurrentes e o tema de cada site, é mau haver assuntos repetidos

deixo uma sugestão, dividir o premio em 2 ou mais (Best Design / Best Programação web )

(os sites podem funcionar em todos os browsers e nao passar nas validações W3C, uma coisa nao implica a outra, depende do erro)

Parabens pela iniciativa, cump

Bem, as normas já estão, acho eu, bem explicitas.

Como já referi os júris vão ser os membros da design team que não participarem (como eu) e depois de termos escolhido os melhores designs, colocamos uma votação para que seja a comunidade a escolher.

Quanto aos prémios já tinha pensado em algo desse género porque não gosto de apenas dar prémio a uma pessoa, uma vez que todos se esforçaram e participaram. Simplesmente acho injusto distinguir apenas uma pessoa, por isso todos vão receber uma medalha de participação (:thumbsup:) e haverá dois que serão distinguidos com outros "prémios".

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ÚLTIMAS ACTUALIZAÇÕES DO CONCURSO:

Já temos dois candidatos: o spec e o nram.

Já temos um candidato a júri: o Kingless.

Os Júris já definidos são todos os não participantes da Design Team.

Cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa lá, mas algumas das regras estão um bocado para o estúpidas /ou mal definidas... principalmente as duas primeiras. Tipo, sites 640 pixeis de largura no máximo? Ui, fantástico... Mínimo de imagens possivel? Mas isto é para avaliar a capacidade de alguém em desenhar um bom site com um look e layout apelativos e posteriormente passa-lo para HTML + CSS ou apenas para avaliar os conhecimentos de "programação" em HTML + CSS?

Na minha opinião, estas regras não tem lógica nenhuma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora