• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ht

Joomla X CMS personalizado

13 mensagens neste tópico

boas,

para o desenvolvimento de sites, qual é vossa opinião sobre o joomla?

vale a pena apostar nele? preferiam usar outro cms ou criar um personalizado?

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tudo depende das necessidades que tens, na minha opinião o Joomla é muito bom, trabalho com ele diariamente e é capaz de satisfazer bem algumas necessidades, claro que se necessitares de algo mais específico, das duas uma.. ou desenvolves componentes/módulos para ele, ou crias algo de raiz, mais ou menos complexo que resolva na integra os problemas que necessitas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

como disse o Sld depende das necessidades, já o usei e gostei mas como não necessito muito dele optei por um blog que é mais simples, não esquecer que o joomla foi o cms de 2006

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca utilizei o Joomla, mas desenvolvi um CMS personalizado para a empresa onde trabalho, com Frontend em Flash e o backEnd todo em PHP - XML - MySQL.

Ficou "catita" e altamente elástico, que era o que se pedia.

Por isso sou suspeito em apostar no "CMS Personalizado".

Fiquem bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja usei joomla! gostei muito, podes mudar tudo, da para adicionar uma carrada de coisas,mas la esta...

é como ele disse, s kisers coisas especificas, ou procuras os "plug-ins" ou desenvolves tu

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja usei o joomla n é nada mau, mas..

bem no fundo no fundo o melhor é fazeres tu mesmo. n interessa manter um site muito autonomo comercialmente.

mas ésta é so a minha opinião

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

depois de usar e abusar do joomla durante kuase 2 semanas :wallbash:, cheguei à conclusão que o joomla é uma framework bastante util :P.

Apesar de não servir pra todos os projectos que desenvolvo, é bastante boa e tem muitos recursos principal a API. Além disso, é expansível, ou seja existe a possibilidade de criar miniaplicações/componentes/módulos/plugins, templates para o site e para a área de administração. Uma das grandes vantagens deste cms é que n falta praí boa documentação..

Convenci-me que vou começar a fazer uso dele..

obrigado pelas vossas opiniões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas, eu por acaso para um projecto que desenvolvi recentemente ia usar joomla (não por minha sugestão), mas depois de investigar um pouco achei que tinha mais do que lhe pedia, e optei pelo wordpress, consegui fazer tudo o que pediam apenas com plugins que já estavam disponiveis ou com a criação dos plugins caso não existissem, de notar que o site irá ter entrevistas em mp3 (ficou simples de colocar), vídeos (é só colocar o link do youtube :)) e galerias de fotos (que se usarem o wordpress, recomendo que vejam a NextGEN Gallery.. muito boa :D )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

milks, concordo ctg até porque cada projecto que se desenvolve tem requisitos diferentes.. por aquilo que descreves o projecto não é complexo.. e acho que fizeste bem optar pelo wordpress.. mas para projectos de mais complexos, o joomla é o único (pelo menos que eu conheça) com mais recursos, extensões, etc.. já por isso que foi considerado o melhor cms do ano passado..

djthyrax, o joomla é considerado um cms e um web application framework. alias, no site oficial afirma mesmo isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exacto, o projecto não era complexo, é um site que apenas irá ter artigos/notícias e algumas páginas, e algumas notícias terão conteudos multimédia como disse em cima, irá também ter vários autores e editores, de resto é tudo simples e basicamente o wordpress tem de origem, tudo o que era necessário já havia plugins.

Ainda pensei em usar o jommla 1.5, mas não aconselham para uso em sites em produção.

Penso que fazes bem em ter mais opiniões de cms, qualquer programador deve saber qual a ferramenta que melhor se adapta às suas necessidades :D

Da minha parte, fica a sugestão do wordpress, gostei, é bastante personalizável e existem vários plugins, alguns que permitem torna-lo em algo mais que um blog, algo mais parecido com um portal, claro que fica a faltar algum poder do joomla, mas quando o cliente quer apenas um site institucional ou algo que não seja necessário "inventar" muito, o wordpress é ideal.

Ah, devo também dizer que gostei de usar o Expression Engine (http://expressionengine.com/), existe uma versão grátis para uso pessoal EE Core, mas para uso comercial é necessário pagar-se uma licença. Recomendo que dêm uma vista de olhos :)

Já agora, uns tutoriais (http://expressionengine.com/tutorials) e, se quiserem usar uma framework, uma que ultimamente tenho usado CodeIgniter (da mesma empresa) http://www.codeigniter.com

Cumps,

milks

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

por acaso não conhecia o ExpressionEngine.. vou experimentá-lo.. Quanto ao CodeIgniter para mim é uma excelente ferramenta.. e ainda bem que é opensource :)

divirtam-se a programar :D

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Joomla! não é uma framework.

djthyrax, o joomla é considerado um cms e um web application framework. alias, no site oficial afirma mesmo isso.

O joomla 1.5 é uma Framework mas o Joomla 1.0 não é uma Framework

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora