• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

netscooter

Login em aplicação do access

2 mensagens neste tópico

Viva

Eu já pesquisei pelo forum e não encontrei nada que me pudesse ajudar e por isso decidi criar novo tópico.

A situação é a seguinte, eu ando a acabar o 12º ano à noite no recorrente, e na disciplina de informática é-nos pedido na última unidade para fazer uma aplicação de gestão em access. Ora, eu estou a fazer com um colega meu uma gestão de uma clinica dentária e todos os pormenores contam pontos, e queria criar um sistema de login...

Ou seja, a aplicação é toda feita em access, em que depois ao abrir a fase de dados ele abre um formulário principal que permite aceder a todos os outros formularios, consultas, relatórios, etc, até aqui tudo pacifico, mas o que queria era em vez de abrir logo o form de acesso à aplicação queria que abrisse antes outro form onde fosse pedido login e password e assim que fosse feita a autenticação então iria automaticamente para o outro form principal...

Acho que me fiz entender mais ou menos, basicamente queria adicionar um sistema de login à aplicação...

Qualquer ajuda é bem vinda.

Obrigado desde já.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro precisas queo form principal, o que abre em primeiro lugar, seja o form de login. Não conheço outra forma de fazer isso.

Depois, só precisas de criar um formulário com os dois campos de texto para o utilizador e password e dois botões para entrar e cancelar, o normal. Quando o utilizador clicar no botão para entrar fazes uma consulta à tabela com utilizadores e caso obtenhas um resultado mostras os form da aplicação.

A consulta será algo como

SELECT 1 FROM tbl_users WHERE username LIKE txtUser AND password LIKE txtPassword;

Se o resultado dessa query for um, então o utilizador existe e é quem diz ser, se devolver mais que um existe um erro na bd e se não devolver nada a combinação username + password está errada,  ou o utilizador não existe ou a password está errada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora