• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

_deXter

Tutorial sobre sockets?

15 mensagens neste tópico

Boas!

Gostava de perguntar se alguém conhece um bom tutorial de iniciação a sockets em c? E de preferência em português.

Já procurei um pouco no google, mas acabei por não encontrar grande coisa. Se alguém conhecer algum que ache adequado, agradeço. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Win ou Nix ?

Boa pergunta. Pensei que pudesse ser portável. Não pode?  :-[

Se não puder, pode ser mesmo unix. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Saca a 7ª edição da revista PROGRAMAR que lá tem um.

Se calhar não é bem para principiantes mas deves perceber bem. Se não perceberes apita. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se calhar não é bem para principiantes mas deves perceber bem. Se não perceberes apita. :P

Que raio, isto pode parecer estranho:

Mas tava na ideia que já te tinha visto responder isso noutro sítio e por isso mesmo, fui à revista (ainda antes de postar esta thread) e ver se tinha lá. Mas depois não encontrei, fiz aqui uma pesquisa e também não encontrei essa tua resposta e até pensei: queres ver que eu sonhei. Lol  :wallbash:

Mas pronto, já vou ver lá. Provavelmente, na revista que tenho a aqui imprimida falta essa parte ou então ando muito cegueta.  :fartnew2:

Obrigado. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho um trabalho de Redes para fazer com isso criar um servidor de downloads e um cliente tipo flashget.

Ainda nem o comecei :S Para a semana ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sockets em C não é nada de mais o que me chateia mesmo é não ter um timeout como o Java, tem de se usar aquele select() horrendo ;)

Pronto mas isto são desabafos de programar de Java :P a programar em C.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já encontrei, obrigado. :D

Vou dar uma olhadela! ;)

http://www.silicontao.com/ProgrammingGuide/other/beejnet.pdf

comecei a ler este, embora não lido muita coisa por falta de tempo :P parece-me ser bastante bom, o único problema é ser em inglês...

Ok, vou ver se dou uma olhadela também. Também não tenho grandes problemas com inglês, embora fosse mais fácil em português!

Muito obrigado. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive a ler o tutorial sobre sockets em c, da 7ª edição da revista. ;)

No entanto, fiquei com algumas dúvidas:

Suponhamos que eu quero retirar informação de um site, ou seja quero retirar o código fonte (para depois filtrar e etc), é possível fazer isso com este tipo de sockets?

É viável fazer isso com linguagem C?

Ou seria melhor noutra linguagem mais apropriada? Se sim, podem sugerir, porque estou disposto a aprendê-la. :P

Obrigado. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Suponhamos que eu quero retirar informação de um site, ou seja quero retirar o código fonte (para depois filtrar e etc), é possível fazer isso com este tipo de sockets?

É viável fazer isso com linguagem C?

Ou seria melhor noutra linguagem mais apropriada? Se sim, podem sugerir, porque estou disposto a aprendê-la. ;)

Obrigado. :P

Sim é possível fazer isso.

O que tens de fazer é estudar o protocolo http (RFC 2616). Assim à primeira vista só te posso dizer que para pedir uma página tens de enviar um pedido com o GET <nome da página>.

Com sockets dá para fazer muita coisa. Eu no meu projecto de cadeira quando dei sockets fiz um cliente de FTP. O que temos é de ler os RFCs respectivos de cada protocolo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá eu não te quero influenciar a mudar de linguagem mas o Java tem a class URLConnection que faz isso que queres, basta dar o http:// e depois fazer getInputStream e ele saca o código fonte da pagina ;) Em C não sei como funciona mas como disse o Hipnoted provavelmente tens de implementar o protocolo http.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em C é só enviar uma mensagem ao servidor com o GET. Não tem nada demais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom, obrigado aos dois. Vou procurar alguma informação sobre sockets e ligação a sites em C, e depois logo decido. :P

Obrigado. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora