• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

_deXter

Net está a potenciar fuga de menores

11 mensagens neste tópico

Net está a potenciar fuga de menores

O alerta partiu da coordenadora da linha SOS Criança Desaparecida, Alexandra Simões: o número de menores que fogem depois de efectuarem contactos na Web «está a aumentar».

A problemática é hoje relembrada por ocasião do Dia Internacional das Crianças Desaparecidas.

Nos dias que correm, abundam os casos de adolescentes e pré-adolescentes que utilizam salas de chat e sistemas de mensagens instantâneas para estabelecer contactos com desconhecidos.

Em alguns casos, estes contactos desencadeiam a fuga de jovens. Algumas dessas fugas são inofensivas; enquanto outras terminam das piores formas: violação, desvio de menores para prostituição ou o desaparecimento das crianças, relata um reportagem do Público, que pode visualizar aqui .

Fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/215330.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lá estão outra vez a meter as culpas na Net!

Cabe aos pais ensinar e controlar o uso da net por parte dos filhos, agora por haver mortes na estrada a culpa é dos carros???

Pessoalmente acho que as crianças apenas devem ter acesso há depois de uma determinada idade e bem como os computadores, as crianças devem brincar e não passar horas em frente a um computador, vejo bem isso actualmente comparando a minha geração com as actuais !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, ora aí está. Concordo plenamente.

Muitos pais sacodem a água do capote na educação dos filhos e depois culpam a net.

Como se a culpa da guerra fosse de quem inventou a pólvora.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estai-vos a esquecer que a maioria dos pais não percebe nada mas mesmo nada de computadores e nunca na sua vida mexeram num.

Daqui a uns anos acho que esse fenómeno vai deixar de existir, mas nos tempos que correm é normal as pessoas mais velhas atirarem as culpas para cima de um "conjunto de fios" que prendem os seus filhos ao ecrã.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estai-vos a esquecer que a maioria dos pais não percebe nada mas mesmo nada de computadores e nunca na sua vida mexeram num.

Ora nem mais ;)

Que autoridade têm os pais perante os filhos sobre uma coisa que estão completamente alheios? Deve-se alertar os adolescentes e os pais para o perigo mas sem fazer da net "um bico mau" pois tem mais vantagens (se as soubermos aproveitar) que desvantagens.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ah cada coisa neste mundooo!!!! que nem dá para comentar...

eu aacho que cada um deve pensar o que quiser... mas em chats, foruns, etc, tudo é d desconfiar, é pá, por mais que estejam a falar verdade, tem que se desconfiar, pois, em 100 numa sala 1 é verdadeiro e o resto são meros "interesseiros".. é isto que se deve dizer ás crianças, embora haja muita gentinha crescidinha por aí que acredita em tudo....

os pais nao teem control perante estes factos dos filhos.... por isso remedeem-se.... enquanto podem, porque qualquer dia há uma fundaçao a dizer o que devem e nao fazer na internet.... lol.... xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu aacho que cada um deve pensar o que quiser... mas em chats, foruns, etc, tudo é d desconfiar, é pá, por mais que estejam a falar verdade, tem que se desconfiar, pois, em 100 numa sala 1 é verdadeiro e o resto são meros "interesseiros".. é isto que se deve dizer ás crianças, embora haja muita gentinha crescidinha por aí que acredita em tudo....

os pais nao teem control perante estes factos dos filhos.... por isso remedeem-se.... enquanto podem, porque qualquer dia há uma fundaçao a dizer o que devem e nao fazer na internet.... lol.... xD

Ok concordo eu desconfio, tu desconfias agora mete uma criança de 7 ou 8 anos ou até mesmo 10 ou 11 em frente a um pc num canal a falar com montes de pessoas, estamos a falar de uma mente facilmente influenciável num mundo novo que vai muito para alem do dia a dia comum de falar com os amigos na escola ou na rua. Por isso acho que a net apenas devia ser "permitida" a crianças a partir de uma determinada idade, não vejo necessidade de uma criança de 9 10 anos ter acesso há Internet pelo menos autonomamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok concordo eu desconfio, tu desconfias agora mete uma criança de 7 ou 8 anos ou até mesmo 10 ou 11 em frente a um pc num canal a falar com montes de pessoas, estamos a falar de uma mente facilmente influenciável num mundo novo que vai muito para alem do dia a dia comum de falar com os amigos na escola ou na rua. Por isso acho que a net apenas devia ser "permitida" a crianças a partir de uma determinada idade, não vejo necessidade de uma criança de 9 10 anos ter acesso há Internet pelo menos autonomamente.

É complicado, qualquer dia á um SO, ou pelo menos uma série de restrinções no SO. para crianças... LoOoL... Sempre a ter aqueles avisos da "caca"... LoL.... Eu vejo pelos meus próprios primos(gémeos) com 7 anos já andam na internet e a falar no msn.... :x.. Não sei até que ponto isto vai ser bom... mas pronto!!!

Espero que os meus tios os controlem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A função dos pais é educar. E principalmente com essas idades eles devem ser controlados. Até porque antes de estes casos de fugas de menores acontecerem, muitas situações supeitas acontecem antes, de certeza. Tais como excesso de tempo em frente a pc, ou outro tipo de sinais de desconforto, etc.

Mais, a maioria dos casos parece-me que acontece na adolescência e não nestas crianças de 10/11. E portanto, se os pais não foram capazes de dar aos filhos uma formação de personalidade suficientemente forte para saber o que é real e o que é imaginário, o que é bom e o que é mau. Então essa responsabilidade não é da net,. mas dos pais. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lá estão outra vez a meter as culpas na Net!

A net não tem culpa mas é um elemento facilitador brutal...

Nunca na história de toda a humanidade foi possível comunicar com tanta facilidade, velocidade e anonimato. É neste sentido que a net "tem culpa", tudo o que ela tem de bom, serve para fazer o mal...

Cabe aos pais ensinar e controlar o uso da net por parte dos filhos, agora por haver mortes na estrada a culpa é dos carros???

Mesmo que os adultos tenham essa preocupação, estamos a falar de crianças que não têm a real noção das consequências nem sabem medir os perigos.

Repara na facilidade com que me posso ligar a um IRC e meter conversa com uns miudos e ganhar a sua confiança. A culpa aqui será dos pais?

Pessoalmente acho que as crianças apenas devem ter acesso há depois de uma determinada idade e bem como os computadores, as crianças devem brincar e não passar horas em frente a um computador, vejo bem isso actualmente comparando a minha geração com as actuais !

Isso é limitar a sua evolução, crescimento e até integração social.

Os miudos têm de crescer e aprender a viver com tudo o que os rodeia, impedir-lhes o acesso a algo ubiquo/comum/imprescindível no nosso dia-a-dia não contribui para isso.

O Net Nanny só custa 40USDs, acho que a segurança dos miudos vale bem mais do que isso... ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é limitar a sua evolução, crescimento e até integração social.

Os miudos têm de crescer e aprender a viver com tudo o que os rodeia, impedir-lhes o acesso a algo ubiquo/comum/imprescindível no nosso dia-a-dia não contribui para isso.

O Net Nanny só custa 40USDs, acho que a segurança dos miudos vale bem mais do que isso... ;)

A solução, na minha opinião, não passa pela limitação mas sim pela educação/formação dos filhos e algum controlo nos excessos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora