• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Projectos

  • artigos
    24
  • comentários
    3
  • visualizações
    29647

Autores deste blog

  • softklin 8
  • fnds 6
  • jpaulino 6
  • HecKel 2
  • electron++ 1
  • bioshock 1

iProcrastinate

HecKel

1652 visualizações

Esta app já tem algum tempo, mas infelizmente só a descobri há uns dias. Existe nas versões OS X e iOS, sendo que a versão OS X é gratuita e no iOS tem o custo de 0,89€.

Links

Mac App Store

iTunes Store

iProcrastinate website

O que é o iProcrastinate?

O iProcrastinate é simplesmente mais um utilitário task management (gestor de tarefas), existem vários disponíveis tanto para OS X como para iOS, e este até está bastante bem qualificado em ambas as lojas. Tanto o OS X (10.8.x) como o iOS (6.x) já vêm com um task management, a app Lembrete (Reminders) portanto acaba por ser algo redundante ter mais uma app para fazer o mesmo no nosso sistema. Então é aí que se coloca a questão:

Porquê o iProcrastinate?

Pela organização que o mesmo oferece. No nosso dia a dia temos várias tarefas e que por vezes se repetem com alguma frequência, e por que não organizá-las em categorias? E se tivéssemos um calendário para podermos perceber o quão ocupada será a nossa semana ou mês? Isto tudo é oferecido por várias outras apps, mas com o iProcrastinate encontrei isto bastante bem organizado, e com algumas funcionalidades simples, mas bastante práticas.

Disposição inicial

Assim que se abre a app, aparece no ecrã inicial 5 secções, que irei explicar em mais detalhe mais abaixo. "Groups", "Subjects", "Tasks", "Steps" e "Files". Infelizmente a app apenas existe em Inglês, contactei o autor para saber se está planeado adicionar outros idiomas, mas tendo em conta que nem sequer alemão nem francês aparecem disponíveis, não me parece que venha a ser sequer equacionado.

33ct3s1.png

Vista em Calendário

Esta é a vista para quem gosta de entrar em pânico, com todas as tarefas do mês por fazer, e com a opção de mostrar também as tarefas já concluídas. Uso esta vista para editar tarefas que coincidem em dias de férias, viagem e afins, é possível apagar ocorrências em específico de algumas tarefas recursivas sem danificar o resto da sequência, se não querem ficar com uma lista grande de tarefas em "Overdue", o melhor é mesmo garantir que durante as vossas férias as tarefas são removidas :)

f05ilv.png

Grupos

  • Due Today: Este grupo contém as tarefas do dia de "hoje", normalmente é o grupo que tenho sempre activo.
  • Due Tomorrow: À semelhança do grupo anterior, este grupo contém as tarefas pendentes até ao dia seguinte, amanhã.
  • Upcoming: Este grupo lista todas as tarefas a realizar no futuro, dá para configurar nas preferências quantas semanas queremos ver neste grupo, actualmente tenho 2 semanas, portanto, este grupo irá mostrar as minhas tarefas das próximas duas semanas.
  • Overdue: Este é o grupo que nos obriga a não procrastinar :) Aqui irão estar todas aquelas tarefas que temos em atraso, bom bom seria estar vazio :)
  • Starred: Algumas tarefas são mais importantes que outras, daí dar para definir prioridades nas tarefas entre Baixa, Média e Alta. Mas ainda assim, há tarefas que não queremos mesmo deixar passar, e aí podemos marcá-las com uma "estrela". É para este grupo que vão essas tarefas.
  • All Tasks: Este grupo é um pouco semelhante ao Overdue, a diferença é que dá para ver ainda mais tarefas. No exemplo abaixo dá para ver que nas preferências tenho para mostrar 2 semanas (a aparecer no grupo Overdue) mas limitar a 7, sendo estas 7 semanas que irão ser visíveis no All Tasks.

jpzt5t.png

Temas

Uma forma de organização é por temas, uma forma simples e que ajuda imenso a seguir as tarefas para cada um dos temas definidos por nós.

20schw.png

Tarefas

Isto é a "alma" desta aplicação, a criação de tarefas não podia ser mais simples e intuitiva. Dá para criar tarefas simples e com frequência de repetição, diária, semanal (dias da semana) ou mensal (semanas do mês ou dia em particular).

8weiz9.png

Passos das Tarefas

Uma coisa boa para controlar o estado de uma tarefa, é separá-la por passos, é uma boa forma de organização em tarefas mais complexas, ou mesmo para controlar o estado actual de uma tarefa que não se tem tempo de terminar no dia esperado.

4zvm1l.png

Ficheiros

No caso de alguns profissionais, ou estudantes, dá sempre jeito ter "à mão" o ficheiro que vamos trabalhar, em vez de andar a procurar pelas dezenas de pastas que temos no disco, por que não ter um link para esse ficheiro directamente da aplicação? E sim, quem é organizado por natureza tem os ficheiros bem estruturados numa hierarquia de pastas, mas se estamos a falar de uma tarefa para "procrastinadores", faz algum sentido ter as coisas ali mesmo à mão :)

7.png

Tópico: iProcrastinate


0


0 Comentários


Não há comentários para mostra.

Convidado
Está a comentar como guest. Se tem uma conta, por favor inicie sessão.
Adicionar um comentário...

×   Colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

×   Your link has been automatically embedded.   Mostrar como ligação