• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Notícias de Tecnologia

  • artigos
    86
  • comentários
    2
  • visualizações
    76167

Autores deste blog

  • FDomingos 56
  • jpaulino 21
  • HecKel 5
  • Rui Carlos 3
  • pedrotuga 1

Estação Espacial Internacional troca Windows por Linux

FDomingos

544 visualizações

Todas as máquinas a bordo da Estação Espacial Internacional vão operar com sistemas operativos de código aberto. Os últimos PCs com Windows XP serão alterados para Debian 6.

A United Space Alliance e a NASA, entidades que coordenam a missão da Estação Espacial Internacional (ISS), anunciaram que deixaram de usar o Windows e passaram os computadores para Linux: «Migrámos funções chave do Windows para o Linux porque precisamos de um sistema operativo que seja estável e fiável», cita o Extreme Tech.

Nesta última vaga, «dezenas de portáteis» vão ser alterados para um sistema operativo de código aberto. Os restantes sistemas a bordo da ISS já correm em algumas versões do Linux, como RedHat ou Scientific Linux.

Recorde-se que várias entidades científicas, como os laboratórios do CERN, a NASA ou a SpaceX já operam com Linux e o motivo é invariavelmente a estabilidade que este sistema oferece.

A principal razão para a mudança neste caso, além da estabilidade, é que os engenheiros espaciais precisavam de um sistema que pudesse ser controlado internamente: «se precisarmos de um patch, de um ajuste ou de nos adaptarmos, conseguimos», explica Keith Chuvala, da United Space Alliance.

Tudo indica que as aplicações usadas pelos astronautas a bordo tenham sido reescritas de Win32 para Linux e que não estejam a ser corridas através de emuladores como o Wine. Os astronautas e cosmonautas vão receber formação da Linux Foundation.

Fonte: http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/software/2013-05-10-estacao-espacial-internacional-troca-windows-por-linux

Ver mais: Estação Espacial Internacional troca Windows por Linux


0


0 Comentários


Não há comentários para mostra.

Convidado
Está a comentar como guest. Se tem uma conta, por favor inicie sessão.
Adicionar um comentário...

×   Colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

×   Your link has been automatically embedded.   Mostrar como ligação