• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Blog do Staff

  • artigos
    58
  • comentários
    56
  • visualizações
    62388

Autores deste blog

  • jpaulino 31
  • HecKel 21
  • deathseeker25 1
  • djthyrax 1
  • pedrotuga 1
  • skin 1
  • fnds 1
  • Rui Carlos 1

Blog do Portugal-a-Programar - nova era na divulgação das nossas actividades

deathseeker25

614 visualizações

Não sei há quanto tempo o leitor frequenta o Portugal-a-Programar, mas eu faço-o desde o primeiro dia da sua existência e desde cedo achei que o projecto tinha um futuro promissor - se eu, o fundador da comunidade, não achasse isto, quem acharia? - pelo que, passo a passo, o conduzi com a ajuda de todos aqueles que me rodeiam na administração e na moderação. Há medida que foi entrando mais gente para o grupo de trabalho, mais ideias e projectos foram lançados, sendo que alguns não alcançaram a divulgação que mereciam.

Ora, este blog tem como principal objectivo reverter essa nossa tendência de deixar algumas coisas caírem simplesmente no esquecimento do público. É uma falha que queremos ver corrigida desde hoje, pelo que hoje, neste frio dia 25 de Novembro de 2007, dois anos e meio após a criação da comunidade, damos este gigantesco passo. O leitor olhará para esta nova plataforma e dirá que se trata de "mais do mesmo". Talvez tenha alguma razão.

Ou talvez mereça ler um pouco mais da minha explicação do porquê de abrirmos este espaço. Comece por dirigir-se à nossa secção de Projectos de Programação, sejam eles open ou closed source e conte quantas páginas de projectos por lá existem. Posteriormente, multiplique o número de páginas que contou por 20 (existem 20 projectos por página). Agora compare o número que obteve anteriormente com o número real desses projectos que conhece. Se a razão entre o número obtido e o número de projectos que já conhecia é igual ou superior a 0.3, então o leitor está de parabéns pois conhece mais projectos do que a média do pessoal do nosso staff. Faça agora outro pequeno exercício e tente enumerar as equipas existentes na nossa comunidade. Já o fez? Ora, diga agora quantos trabalhos das mesmas já viu expostos nalgum lado, seja no fórum, no wiki ou noutro local qualquer.

Compreende agora o porquê de estarmos a apostar nesta plataforma? É um facto que já temos um fórum e em breve teremos novamente um wiki totalmente funcional, mas é também um facto que nem o fórum nem o wiki são plataformas altamente eficazes de divulgação. Para a divulgação do trabalho que se fez e se fará no fórum e no wiki, estará disponível este nosso novo cantinho - que espero que seja também o vosso novo cantinho - que muito trabalho vos dará a conhecer.

É uma nova era na divulgação das nossas actividades. E, quem sabe, seja também uma nova era na divulgação de algumas das coisas que melhor se fazem em Portugal nesta nossa área.

Os meus mais sinceros cumprimentos aos leitores.

Em nome da administração,

Rui Maia (deathseeker25)


0


13 Comentários


Guest Ricardo Ferreira

Publicado

Em meu nome e de toda a equipa do Peopleware, felicito o Portugal-a-Programar por mais uma excelente iniciativa.

Não obstante esta nova forma de divulgação dos projectos aqui desenvolvidos, o Peopleware estará sempre aberto a divulgar o que de melhor se faz em Portugal ao nível da programação.

Bom início de semana,

Ricardo Ferreira

0

Partilhar este comentário


Link para comentário
Guest Sérgio Matias

Publicado

Ainda me recordo dos primeiros tempos do p@p. Nessa altura a programação era uma parente pobre da informática em Portugal. Se tivesse um dúvida dificilmente teria ajuda de qualquer outra pessoa. Hoje é diferente, esta comunidade cresceu, e está cada vez melhor e com cada vez mais projectos e ideias. O blog era algo que fazia falta e é mais um passa rumo ao futuro.

Obrigado Rui por este excelente projecto que é o P@P.

Com os melhores cumprimentos,

Sérgio Matias

0

Partilhar este comentário


Link para comentário

Acho muito boa ideia criação do blog. Espero que seja activo e com dicas de programação que é isso que malta quer :D

0

Partilhar este comentário


Link para comentário

Obrigado pela aceitação da dica :)

Se usam moderação, ou seja vocês fazem a leitura de todos os comentários para que os registos?

Desde já quero realçar o vosso excelente trabalho neste ramo da informática e dizer o que todos já sabem a melhor comunidade portuguesa de programação nacional. parabéns :)

Cumprimentos e continuação do bom trabalho :)

0

Partilhar este comentário


Link para comentário
Guest deathseeker25

Publicado

Ricardo Ferreira, obrigado pelo apoio. Sou também um visitante frequente do PplWare, pelo que devo também dar-te os parabéns pelo trabalho por lá desenvolvido.

Sérgio Matias, que bom colega de trabalho que foste quando fazias parte do staff da nossa comunidade. De facto tens razão quando dizes que antes do P@P pouco ou nada havia no que toca a comunidades de programação em Portugal. Foi também um privilégio trabalhar contigo.

conde, o objectivo deste blog é divulgar o que se faz pelo P@P. Para colocar artigos disponíveis o melhor sítio será o próprio fórum e o wiki que reabrirá muito em breve. Isto falando de artigos sem opinião. Artigos de opinião, quem sabe não se possa convidar uma ou outra vez algum blogger do exterior para fazer o seu post aqui mensalmente. É algo a pensar...

jsilas, recebi o teu e-mail e de imediato fiz as alterações. Foi um pequeno erro nas permissões mas agora já se encontra corrigido e podem colocar os vossos comentários às nossas notícias. E obrigado pelos parabéns.

Acima de tudo, precisamos é que cada um de vós e todos aqueles que conhecem e/ou são membros da comunidade continuem a divulgá-la. É um trabalho contínuo e progressivo que há medida que o tempo passa vai dando mais frutos.

Cumprimentos a todos e mantenham-se atentos ao que se passa na comunidade.

0

Partilhar este comentário


Link para comentário
Guest Francisco Ribeiro

Publicado

Sendo eu um utilizador frequente do P@P, venho dar MAIS UMA VEZ os parabéns ao Rui Maia, não só pelo seu magnifico trabalho, mas também pela sua ideia que levou á criação desta comunidade.

É graças a ideias destas que as coisas evoluem, e é com muito orgulho que utilizo o P@P.

Muito boa sorte para o futuro, e que esta nova plantaforma tenha tanto sucesso como o fórum...

Francisco Ribeiro

(BlackTigerIII)

0

Partilhar este comentário


Link para comentário

deathseeker25, apesar de não ser um frequentador regular no p@p, não posso deixar de dar os meus parabéns pelo o sucesso da comunidade. E a criação deste blog, boa ideia. Certamente vai ajudar muito na divulgação da comunidade.

Cumprimentos e continuação do bom trabalho,

Cyrus

0

Partilhar este comentário


Link para comentário

Boas,

quero desde já felicitar-te pelo excelente trabalho que tens feito no P@P e pela criação deste blog.

Foi uma boa ideia e adorei contribuir para ele no que pude ;)

Já sabes, sempre que precisares alguma coisa para ideias assim boas como esta, já sabes que podes contar comigo ;)

Mais uma vez, parabéns a ti e a todo o staff do Portuga-a-Programar ;)

Abraços, Luís Pereira.

0

Partilhar este comentário


Link para comentário

Boas,

Temos um fórum, um wiki e agora um blog..

Melhor é impossível...

Parabéns a todos, ao Rui, e também a todos os utlizadores do P@P, pq sem eles o P@P seria somente mais um fórumzito..

Cumpts

Martim07

0

Partilhar este comentário


Link para comentário

Uma boa ideia que finalmente foi implementada. Será que agora também vamos ter uma mailinglist?

Continua o bom trabalho.

0

Partilhar este comentário


Link para comentário

Venho por este meio dar os parabens a toda a comunidade do portugal-a-programar, em especial ao Rui Maia, por todas estas iniciativas e empenho que tem para divulgar os bons exemplos que temos em termos de desenvolvimento em Portugal.

Parabens a todos.

0

Partilhar este comentário


Link para comentário

@seesharptec, a mailling list é algo que será pouco provável de vir a ser implementado, seria dispersar demasiado a zona de debate.

Temos uma zona de debate, o fórum, teremos uma zona de conteúdos organizada, o wiki, e neste momento temos uma zona de divulgação das equipas, o blog. Mais do que isso terá de ser bastante bem ponderado e estruturado ;)

Não é que não possamos vir a discutir a ideia, no entanto, na minha opinião, seria algo que neste momento não teria muita vantagem para a comunidade.

Quanto ao resto dos comentários, é bastante gratificante receber feedback como o que têm dado!

Tal como o deathseeker25 indicou no primeiro post, temos várias novidades para apresentar nos próximos tempos, mas como devem imaginar não deveremos levantar o véu antes do tempo pois corremos o risco de algo não correr como o planeado! É bastante mais seguro apresentar surpresas do que falhar em propostas ;)

Obrigado a todos por contribuirem para a comunidade como fazem!

HecKel

0

Partilhar este comentário


Link para comentário

Queria antes de mais felicitar todos os que fazem com que o portugal-a-programar ande para a frente. É uma excelente iniciativa. Já há algum tempo que sou frequentador assiduo do vosso forum e aprecio muito o vosso trabalho mas agora com o lançamento do blog vai ser muito mais facil manter-me a par das noticias do forum. Foi uma optima ideia este bolg. continuem...

0

Partilhar este comentário


Link para comentário
Convidado
Está a comentar como guest. Se tem uma conta, por favor inicie sessão.
Adicionar um comentário...

×   Colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

×   Your link has been automatically embedded.   Mostrar como ligação