• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #54 da revista programar. Faz já o download aqui!

Revista PROGRAMAR

  • artigos
    63
  • comentários
    29
  • visualizações
    119846

Autores deste blog

  • staff 20
  • jpaulino 17
  • anolsi 16
  • apocsantos 6
  • Rui Carlos 4
  • Hipnoted 2
  • HecKel 1
  • pedrotuga 1
  • _JR_ 1

Sobre este blog

Artigos neste blog

staff

Com início do Ano de 2017, a Revista PROGRAMAR regressa com uma nova edição. Desta vez trouxemo-vos para tema de capa o artigo Programação Genética, da autoria de Ricardo Cristóvão Miranda. Adicionalmente, nesta edição poderão encontrar mais 18 artigos, que listamos de seguida:

  • API Rest com Spring Boot (parte 1) (José Martins)
  • Programação de aplicações cliente/servidor assentes no protocolo de transporte UDP (Sandro Patrício Domingues, Vítor Carreira, Carlos Grilo)
  • PHP 7 (Fábio Basso)
  • Lets Brainfuck in Pascal! (Igor Nunes)
  • JavaFX : Uma Breve Introdução (Nuno Cancelo)
  • Criptografia e Segurança por Hardware com Arduino/Genuíno ou outros sistemas por I2C (António C. Santos)
  • Interagindo com páginas web com C# (Bruno Sonnino)
  • SQL Curtas #1: Intervalos de datas (André Melancia)
  • Análise ao livro Desenvolvimento Ágil de Software – Guia Prático, 1a edição (António Miguel Rosado da Cruz)
  • Análise ao livro HTLM 5 – 4a Edição Atualizada e Aumentada (Rita Peres)
  • WiFi Air Denial (Rita Peres)
  • ’30 30 37 – For Your Eyes Only’ (André Melancia)
  • NSA Secrets – Hacking SQL Server – Dynamic Data (UN)Masking (André Melancia)
  • A primeira comunidade portuguesa de mulheres em tecnologia apresenta-se com novo nome e objetivos mais ambiciosos (Vânia Gonçalves, em colaboração com Joana Fillol)
  • Instalando um Servidor VPN num Raspberry Pi (António C. Santos)
  • Segurança Familiar Microsoft no Windows 10: Um Guia para Pais e Educadores (Nuno Silva)
  • GameJAM
  • Entrevista a Edite Amorim

Clique aqui para fazer o download desta Edição!

 

 

 

staff

TC BANKCALL #TEMPORARY I HOPE HOPE HOPE

Todos os percalços fazem parte da “evolução”, de versão para versão! E desta feita o atraso nesta edição, foi fruto de um dos maiores percalços até agora enfrentado! Mas como sempre sobrevivemos, superamos, evoluímos! E passados 10 anos, cá estamos!

Para esta edição, estava com imensas dificuldades em escolher um título para o editorial, até que me lembrei daquilo que nos acontece, a todos nós que desenvolvemos e criamos tecnologia! Aquelas situações em que escrevemos algo, ou ligamos algo, e acreditamos com todas as forças, que vai funcionar, ainda que seja algo temporário! E nessa perene memória lembrei-me de um comentário que li, no recentemente tornado público, código fonte desenvolvido para o modulo lunar da missão Apollo 11, que colocou o primeiro Homem na lua! Um singelo comentário quase que humorístico, onde se pode ler “Temporary, I hope hope hope”.

De facto a ideia do autor da linha de código em questão, bem poderia ser que aquele “truque”, fosse apenas temporário, mas facto é que levou um Humano à lua e trouxe-o de volta!

Esta edição comemora os 10 anos da revista, e relembra-nos que a cada iteração, continuamos a evoluir, a melhorar a aprender, apesar de algumas vezes também nós termos vontade de fazer como um outro developer de uma plataforma que tanto usamos escreveu “this is a hack for this release”! Sim, algumas coisas são mesmo “hacks for this release” ou “temporary we hope, hope, hope”, mas a verdade é que continuamos cá! A trazer-vos novos conteúdos a cada edição! Foram 10 anos, venham mais 10! Venham mais 210-1 e nós cá estaremos!

Até lá, despedimo-nos com votos de umas excelentes férias, recheadas de muito código e sem nenhum overflow!

António Santos


staff

Entity Framework Core 1

Introdução

A Entity Framework é a tecnologia para acesso a dados recomendada pela Microsoft. A sua próxima versão (disponível a partir de Junho de 2016) será a quinta e promete ser revolucionária em vários sentidos. Este artigo irá revelar o que precisa de saber sobre ela.

Ler mais…


staff

Algoritmo de Dijkstra

Nesta edição da Programar, não quisemos deixar de lado uma das linguagens mais usadas de todos os tempos.

A famosa linguagem C

E nesta edição comemorativa dos 10 anos da nossa revista, achamos que faria todo o sentido recordar um algoritmo, que em algum dia das nossas vidas, todos nós, programadores ouvimos falar… o não menos famoso que a própria linguagem C, o algoritmo de Dijkstra… e porque este algoritmo? Porquê este refere, o caminho do custo mínimo. E todos nós sabemos que a nossa revista já percorreu muitos caminhos até chegamos à edição 53.

Ora para os mais distraídos, e para os menos recordados, este algoritmo data do ano de 1956, tendo tido a sua primeira publicação em 1959. Foi criado por um matemático computacional holandês, Edsger Dijkstra. E trouxe uma solução que vários procuravam na altura, a solução para o problema do caminho mais curto num grafo dirigido.

 

Ler mais...

 

staff

Este artigo aborda a construção de um programa escrito em Python capaz de calcular funções de distribuição de probabilidade (PDF) a partir de arquivos *.txt ou *.csv contendo uma ou duas colunas de dados. Essas informações estatísticas são importantes para compreensão de diversos problemas complexos que usualmente são representados, de forma equivocada, via uma abordagem Gaussiana simples. Assim, esperamos que a ferramenta aqui apresentada seja tão útil para toda a comunidade, como é para o nosso grupo.

Ler mais…


staff

Sistema de chat público em PHP

Introdução

chat_publico_0.3Embora a base deste sistema seja o PHP, também serão utilizadas outras tecnologias. A nossa “caixa de ferramentas” tem, então, o seguinte conteúdo e a respetiva utilização:

  • PHP: Linguagem de programação base;
  • HTML: Estrutura das páginas;
  • CSS: Design das páginas;
  • jQuery/JavaScript: Utilização do AJAX;
  • MySQL/MariaDB: Base de dados;
  • Apache: Servidor web;

Objectivo

No fim deste artigo o leitor terá uma visão abrangente do que é essencial para criar aplicações web e a ajuda necessária para começar a desbravar este mundo com o PHP.

Ler mais…


staff

O meu primeiro Jogo em MonoGame

Muitos programadores chegaram ao mundo da programação através do fascínio do desenvolvimento de jogos. Desde as cassetes de ZX Spectrum, que demoravam eternidades a carregar e a criação de jogos era uma tarefa muitas vezes hercúlea, até aos dias de hoje, a criação de jogos percorreu um longo caminho e hoje podemos encontrar várias plataformas dedicadas ao seu desenvolvimento.

Para facilitar a criação de jogos para múltiplas plataformas foi criada a framework MonoGame, baseada na framework XNA da Microsoft, que apresenta uma grande facilidade de aprendizagem. Seguindo o princípio “Escreve uma vez, corre em todo o lado”, ao desenvolvermos um jogo com MonoGame, ele irá correr em iOS, Android, Mac OS X, tvOS, Windows, Linux, Playstation4 e mais.

Neste artigo vamos criar um jogo do princípio ao fim, passo a passo, desde a criação do interface de utilizador até ao adicionar da lógica de jogo.

Ler mais…


staff

Introdução ao Arduino

Está na moda o conceito Internet of Things, que se refere à capacidade de interagir com dispositivos físicos, obtendo informação/métricas (e.g., temperatura, humidade, etc.) e enviando comandos/acções (e.g., abrir porta, ligar ar condicionado, etc.).

O conceito, que não é novo, implica colaboração entre profissionais de electrónica, programadores e até DBAs. Este workshop é adequado para programadores e DBAs que têm poucos conhecimentos de electrónica, dando-lhes uma introdução à utilização de Arduino (actualmente referido como Genuino na Europa), uma das mais conhecidas plataformas de electrónica utilizada nesta área.

Ler mais…


staff

O silêncio e os interrupts

Ainda que possa parecer o título de um “filme de tercei- ra categoria”, qualquer semelhança é apenas mera coincidência fruto de um qualquer infortúnio das palavras! Passando as brincadeiras, e mudando para o verdadeiro assunto do artigo, todos ouvimos falar de interrupts (sinal emitido pelo hardware ou software enviado ao processador, indicando que um evento necessita de atenção imediata), para os mais “vintage” da tecnologia que passaram pelos “tormentos” de configurar os interrupts nas BIOS cada vez que se acrescentava uma placa num PC, o conceito será certamente mais familiar, mas não se trata de interrupts de hardware ou software que escrevo! Trata-se antes das “interrupções” no trabalho de um programador e na relação das interrupções com a produtividade.

Ler mais…


staff

Introdução

Hoje em dia os dispositivos inteligentes estão cada vez mais enraizados nas nossas vidas. A evolução da tecnologia é cada vez mais crescente e os utilizadores tornaram-se mais exigentes, contactando cada vez mais com estes dispositivos. O Android é um dos sistemas operativos mais utilizados nos dispositivos móveis e foi desenvolvido pela empresa Google.

Este livro que revemos nesta edição é constituído por 11 capítulos e explica como desenvolver aplicações Android usando o Android Studio, sendo o público-alvo os programadores de software.

Ler mais…


staff

SQL Server 2014: Curso Completo

Tempo é dinheiro, portanto fica já aqui a minha opinião: Gostei do livro e recomendo.

Queres saber porquê? Continua a ler!

Quando me pediram para fazer a review/análise/crítica deste livro, decidi considerar os dois cenários típicos:

  1. Alguém que nunca usou SQL Server (iniciante) e gostava de aprender; e
  2. Alguém que já é profissionalmente experiente (médio/avançado) com SQL Server numa versão anterior e pretende aprender mais sobre a versão 2014.

Este livro responde às necessidades de ambos, focando a administração e manutenção.

Ler mais…


staff

O Poder de uma SPA

Introdução

Nesta edição, trago até vós um artigo sobre o conceito das SPAs. Para os leitores que não estão tão familiarizados com este conceito e quais as vantagens e desvantagens no uso de uma SPA, assim como as diferenças entre ter aplicações de múltiplas páginas e de página única, permitam-me que vós conduza pelas próximas páginas.

Ler mais…


staff

A Vida na Cloud

O que é a Cloud? Onde está? Todos já ouvimos falar dela e muitos utilizam-na sem sequer saberem. Em termos simplistas a Cloud consiste em armazenar e ter acesso a dados e aplicações na internet, em vez das mesmas estarem no nosso próprio computador. A Cloud, ou a nuvem, foi uma metáfora para a internet desde sempre, já que representa os diferentes cenários nos quais recursos computacionais são disponibilizados por uma rede. Mais do que disponibilizar recursos de hardware e/ou software, a Cloud permite disponibilizar uma gama de recursos virtuais ou físicos remotamente, por oposição ao acesso a esses recursos locais em discos rígidos, o que se denomina normalmente por armazenamento local.

Uma das principais vantagens da Cloud é a escalabilidade, ou seja, a capacidade de uma aplicação em se adaptar a um novo contexto em que sejam necessários mais ou menos recursos. Imaginemos um portal web que a partir de certa altura devido ao seu crescimento precisa de mais memória ou CPUs para dar resposta aos pedidos, ou então a situação inversa em que se chega à conclusão de que não são necessários tantos recursos para a aplicação funcionar. Com a Cloud é possível aumentar e diminuir esses recursos, sendo que o utilizador apenas paga o que está a usar ao invés de uma situação em que tem de manter a infra-estrutura física e virtual, independentemente se esta está ou não a ser utilizada.

Ler mais…


staff

A Industria Alimentar Aliada às T.I.

Para esta edição da Programar, aceitei o desafio de escrever um artigo que pretende relacionar a indústria alimentar com o sector das Tecnologias de Informação. Todos sabemos que por trás de um sistema informático, está pelo menos um programador. E um programador é por si só, um facilitador de processos. O exemplo prático que irei apresentar ao leitor reflete a ascensão que os sistemas informáticos estão a ter na indústria alimentar. Este é um dos temas em que estou a trabalhar atualmente na minha dissertação de Mestrado em Engenharia Alimentar (Instituto Superior de Agronomia). Ao estagiar numa pequena empresa que se encontra na fase de implementação é fundamental perceber o impacto que um sistema informático pode causar no dia-a-dia da produção, pois este permite uma melhor gestão e um acesso praticamente imediato à informação.

Ler mais…


staff

O termo Engenharia de Software como é conhecido foi cunhado e usado pela primeira vez pelo professor Friedrich Ludwig Bauer em 1968 na primeira conferência dedicada ao assunto patrocinada pelo NATO Science Committee (NAUR & RANDELL, 1969). Seu surgimento decorreu da análise feita na época sobre as condições da indústria de software que estava entrando em um período crítico de colapso que ficou conhecido pela alcunha de crise do software que teve seu início em meados da década de 1960, quando os programas existentes tornaram-se difíceis de serem mantidos, estendendo-se até o final da década de 1970 (PRESSMAN, 1995, p. 6).

Ler mais…


staff

Entrevista a Vânia Gonçalves

Vânia GonçalvesRevista PROGRAMAR (RP): Fale-me um pouco de si e do seu percurso na área das tecnologias.

Vânia Gonçalves (VG): Sou licenciada em Eng. Informática e Computação pela FEUP e antes da conclusão do curso comecei a trabalhar nas áreas de desenvolvimento de software e segurança e gestão de redes. Mais tarde concluí um Mestrado em Políticas Tecnológicas pela Universidade de Cambridge e desde então tenho-me focado mais na investigação da gestão de inovação tecnológica, políticas e modelos de negócio associados. Atualmente sou docente convidada do Departamento de Engenharia Informática da FEUP e Coordenadora de projetos de Investigação e Desenvolvimento na NMusic.

RP: Como surgiu a comunidade Portugal Girl Geek Dinners e qual a sua missão?

Ler mais…


staff

Num ambiente industrial, com um belo cenário de fundo encontram-se muitos obstáculos pela frente, cair vezes sem conta é quase natural, mas com tempo o jogador acaba tornando-se um profissional! Com perseverança tudo se consegue. Ao longo dos 20 níveis que compõem o jogo, uns vão parecer impossíveis outros nem por isso, mas todos contribuem para que o jogador se torne um profissional de Dirt Bike Xtreme!

Ler mais…


staff

Revista PROGRAMAR nº 53 — Agosto de 2016

A Revista PROGRAMAR está de volta com mais uma edição. Desta vez temos como tema de capa o artigo Entity Framework Core 1, da autoria de Ricardo Peres. Adicionalmente, nesta edição poderá encontrar mais 14 artigos, que listamos de seguida:

  • Algoritmo de Dijkstra (Rita Peres)
  • Funções de distribuição de probabilidade e o Python (Fernando Gomes de Souza Júnior)
  • Sistema de chat público em PHP (Sandro Marques)
  • O meu primeiro Jogo em MonoGame (António Pedro Cunha Santos)
  • Introdução ao Arduino (Adrian Pearce, André Melancia)
  • O silêncio e os interrupts (António Pedro Cunha Santos)
  • Análise do livro Android: Desenvolvimento de Aplicações com Android Studio (Monica Rodrigues)
  • Análise do livro SQL Server 2014: Curso Completo (André Melancia)
  • O Poder de uma SPA (Monica Rodrigues)
  • A Vida na Cloud (Pedro Pico)
  • A Industria Alimentar Aliada às T.I. (Vanessa Faquir dos Santos)
  • A Engenharia de Software, a qualidade final do software e o papel do profissional de desenvolvimento (Augusto Manzano)
  • Entrevista a Vânia Gonçalves (Rita Peres)
  • Projecto em Destaque na Comunidade P@P — Dirt Bike Extreme (António Pedro Cunha Santos)

Clique aqui para fazer o download desta edição!


apocsantos

Revista PROGRAMAR Edição 52 – Março de 2015

A Revista PROGRAMAR está de volta com mais uma edição. Desta vez temos como tema de capa o artigo Testar aplicações móveis com Xamarin Test Cloud, da autoria de Sara Silva. Adicionalmente, nesta edição poderá encontrar mais 14 artigos, que listamos de seguida:

  • Extrair dados do cartão de cidadão (Ricardo Cabral)
  • Android Monkey Test: Um “Macaco” ao Serviço dos Programadores Android(Nuno Santos)
  • Programação (in)Segura – Transbordo de Memória (Patrício Domingues, Vítor Távora)
  • ELM (Ricardo Miranda)
  • Automação com Genuino (António Santos, Rita Peres)
  • O papel do profissional de Marketing & Comunicação no sector das TIs em Portugal (Ana Rita Queiroz)
  • Análise do livro Javascript 6 (Tânia Valente)
  • Análise do livro Modelação de dados em UML – Uma Abordagem por Problemas (Ricardo Peres)
  • O que esconde o CQRS (Guilherme Ferreira)
  • Comunidades e Voluntariado Presencial (Ricardo Cabral)
  • Shift Appens 2016 – Coimbra (Rita Peres)
  • Raspberry Pi 3 Model B (Rita Peres)
  • Windows 10: Gestão de redes wireless através da linha de comandos (Nuno Silva)
  • Projecto em destaque na comunidade P@P: Matraquilhos (António Santos)

Clique aqui para fazer o download desta edição!

Continuaremos também a premiar os autores dos três melhores artigos, dado o sucesso nas edições anteriores. E os leitores devem dar a sua opinião para que possamos premiar correctamente. Para isso vote em http://bit.do/ProgramarED52_V.

Nesta edição publicaremos os artigos em formato blogpost semanalmente, até à totalidade da edição. Fica atento!

apocsantos

Revista PROGRAMAR Edição 51 – Dezembro de 2015

Nesta edição continuaremos também a premiar os autores dos três melhores artigos, dado o sucesso nas edições anteriores. E os leitores devem dar a sua opinião para que possamos premiar correctamente. Para isso vote em http://bit.do/ProgramarED51_V

Assim nesta edição trazemos até si, como artigo de capa, um artigo sobre [bTravessia de uma árvore de diretórios usando recursividade[/b] de Patricio Domingues, Vítor Carreira, Carlos Grilo. Nesta 10ª edição pode ainda encontrar os seguintes artigos:

  • Validação de formulários em Javascript
  • Aplicações Mobile com o Xamarin Studio
  • Plotagem de dados “em tempo real” com Python usando matPlotLib
  • IPv6 para Programadores
  • Xamarin 4 tem tudo que precisa para criar óptimas aplicações móveis!
  • Aquisição de dados via TCP/IP com Genuino (Arduino)
  • Cross-Platform – “A soma de todas as mudanças”
  • Análise do livro MySQL
  • Análise do livro Programação em Python – Fundamentos e resolução de Problemas
  • Big Data: um conjunto de tecnologias imprescindíveis no futuro
  • Windows 10: As novidades da atualização de novembro (Build 10586 – Version 1511)
  • ECMAScript 2015: a nova versão do Javascript
  • Raspberry Pi Zero – O novo Membro da Família!
  • Beta-i Hackathon Lisbon has been Hacked
  • Xamarin 4.0 – Tudo o que precisa para criar as suas aplicações móveis
  • Impressoras 3D – Escolhe a tua
  • Xamarin para Docentes e Estudantes
  • High Tech Fashion
  • Projecto em destaque na comunidade P@P: Portugol+

[Mais info]

apocsantos

Revista PROGRAMAR Edição 50 – Setembro de 2015

Nesta edição continuaremos também a premiar os autores dos três melhores artigos, dado o sucesso nas edições anteriores. E os leitores devem dar a sua opinião para que possamos premiar correctamente. Para isso vote em http://bit.do/ProgramarED50_V

Assim nesta edição trazemos até si, como artigo de capa, um artigo sobre Azure Logic Apps: o futuro dos backends? de João Pedro Martins. Nesta 50ª edição pode ainda encontrar os seguintes artigos:

  • Ninject – O Ninja das dependências
  • Como usar base de dados SQLite em Windows 10 Universal Apps
  • Como fazer o deploy de uma aplicação web com PrimeFaces no OpenShift
  • Manipulação ao nível do bit na Linguagem C
  • Cria o teu cliente de 9GAG em 15 minutos, com OutSystems
  • Office Graph: A inteligência do Office 365
  • Um “cofre” para passwords simples e de baixo custo
  • C# As novidades do C# 6
  • Análise do livro Introdução ao Cloud Computing
  • Análise do livro Python – Algoritmia e Programação Web
  • Análise do livro Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Android
  • Big Data: um conjunto de tecnologias imprescindíveis no futuro
  • Windows Hello: A autenticação biométrica no Windows 10
  • Windows 10 IOT Core no Raspberry Pi 2 B
  • E que venham mais 50 edições!
  • Projecto em destaque na comunidade P@P: Reach for 24

[Mais info]

apocsantos

Revista PROGRAMAR Edição 49 – Junho de 2015

Revista PROGRAMAR

Edição 49 - Junho de 2015

Nesta edição continuaremos também a premiar os autores dos três melhores artigos, dado o sucesso nas edições anteriores. E os leitores devem dar a sua opinião para que possamos premiar correctamente. Para isso vote em http://bit.do/ProgramarED49_V

Assim nesta edição trazemos até si, como artigo de capa, um artigo sobre ASP.NET 5 de Ricardo Peres. Nesta 49ª edição pode ainda encontrar os seguintes artigos:

  • Criando arquivos Office com OpenXML SDK
  • Criar uma API no Azure App Sevice
  • Primeiros passos no desenvolvimento de aplicações Android
  • Introdução A arquitectura SAP com foto em SAP-1
  • Raiz enésima iterativa programada
  • Conexão de Arduino ao Unity
  • ANDON
  • C# Async-Await - A alegoria do restaurante
  • Xamarin: O ambiente de desenvolvimento em Windows & Mac
  • Windows 10 Mobile: Requisitos e instalação da Insider Preview

[Mais info]

staff

Revista PROGRAMAR nº 48 — Março 2015

Quase na Primavera, aqui temos mais um edição da Revista PROGRAMAR!  Nesta edição trazemos até si, como artigo de capa, o artigo Criar um Cluster de Processamento Paralelo MPI com Raspberries, de António Santos.  Nesta 48ª edição pode ainda encontrar os seguintes artigos:

Clique aqui para fazer o download desta edição!

Continuaremos também a premiar os autores dos três melhores artigos, dado o sucesso nas edições anteriores. E os leitores devem dar a sua opinião para que possamos premiar correctamente. Para isso vote em http://bit.do/ProgramarED48_V.


Rui Carlos

Revista PROGRAMAR Edição 46 – Setembro de 2014

Revista PROGRAMAR

Edição 46 – Setembro de 2014

Nesta edição trazemos até si, como tema de capa, um artigo sobre Paralelização de Aplicações com OpenMP, de Rui Gonçalves. Nesta 46ª edição pode ainda encontrar os seguintes artigos:

  • Gestão de projectos utilizando o Redmine (Anderson Freire)
  • Lua – Linguagem de Programação – Parte 12 (Augusto Manzano)
  • Como usar ler o ficheiro manifest usando o Cimbalino Windows Phone Toolkit (usando MVVM) (Sara Silva)
  • Classifique a sua App! (Daniel Marques)
  • CoreDump – Ensino Delta Empresa (Fernando Martins)
  • Desenvolvimento em iOS iPhone, iPad e iPod Touch – Curso Completo (3.ª Edição Atualizada) (Vitor Ferreira)
  • Comunidade NetPonto — Autenticação usando a conta do Facebook, Google e Microsoft numa app de WP8.0 (Sara Silva)
  • Raspberry Pi em versão melhorada (Rita Peres)
  • jQuery: Usar ou não Usar? (Luis Soares)
  • Usar ou Não Usar Múltiplos Monitores Para Programar (Nuno Santos)
  • Tap Ballz (Sara Santos)

Continuamos também a premiar os autores dos três melhores artigos, dado o sucesso nas edições anteriores. E os leitores devem dar a sua opinião para que possamos premiar correctamente. Para isso vote em http://tinyurl.com/ProgramarED46-V.

[Mais info]

Rui Carlos

Revista PROGRAMAR Edição 45 - Maio de 2014

Revista PROGRAMAR

Edição 45 - Maio de 2014

Nesta edição trazemos até si como tema de capa o artigo Estendendo uma aplicação criada no App Studio da Microsoft. Adicionalmente, poderá ainda encontrar nesta edição os seguintes artigos:

  • JSF – Parte 3 (Managed beans)
  • Pascal – array de argumentos
  • Criar uma aplicação para Android com mapa
  • C# CRUD (Create, Read, Update & Delete)
  • C# – Novas Funcionalidades do C# 6.0 – Antevisão de Abril de 2014
  • Métodos de extensão – o que preciso, como quero
  • Programador ^ Gestor
  • Segurança em Redes Informáticas (4.ª Ed. Aumentada)
  • Estruturas de Dados e Algoritmos em C
  • Criando aplicações Windows Phone 8.1 e Windows 8.1 usando o App Studio da Microsoft
  • O Windows Phone 8.1 e a atualização do Windows 8.1

Continuamos também a premiar os autores dos três melhores artigos, dado o sucesso nas edições anteriores. E os leitores devem dar a sua opinião para que possamos premiar correctamente. Para isso vote em http://tinyurl.com/ProgramarED45-V.

[Mais info]