• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Blog do Staff

  • entries
    58
  • comments
    56
  • views
    62109

Contributors to this blog

  • jpaulino 31
  • HecKel 21
  • deathseeker25 1
  • djthyrax 1
  • pedrotuga 1
  • skin 1
  • fnds 1
  • Rui Carlos 1

About this blog

Blog Oficial da Comunidade Portugal-a-Programar

Entries in this blog

jpaulino

win8.png

Está decorrer e durante o mês de junho o passatempo de desenvolvimento em Windows 8, exclusivo para membros registados na comunidade, onde já temos os dois primeiros vencedores que submeteram 3 aplicações na Windows Store.

Parabéns aos vencedores, que serão anunciados no final do passatempo, mas ainda existem excelentes prémios para ganhar:

  • 1 MOCHILA APP ME UP PARA TODOS os que publiquem uma App na Windows 8 Store
  • 1 TABLET ASUS ME400C para a melhor App publicada e 1 NOKIA LUMIA 820 para a segunda melhor aplicação.

Por isso preocupem-se com a qualidade das aplicações.

Boa sorte a todos!

jpaulino

logo_small.png

Numa mensagem anterior foi efectuada uma pequena conclusão do evento indicando alguns números (19 oradores, 18 apresentações técnicas, 2 workshops práticos e aproximadamente 250 participantes).

Nessa data foi lançado um questionário a todos os participantes que agora está concluído e nos dá uma ideia mais clara sobre a opinião geral do evento. Os resultados foram efectivamente muito positivos e gostaríamos de partilhar com a comunidade.

Estão também disponíveis alguns recursos que podem ser úteis:

Obrigado uma vez mais a todos os patrocinadores, oradores e participantes deste evento.

Até uma próxima oportunidade!

A Organização

http://evento.portugal-a-programar.pt

RESULTADOS DO QUESTIONÁRIO A TODOS OS PARTICIPANTES:

resultados1a.png

resultados2a.png

resultados3a.png

resultados4a.png

resultados5a.png

resultados6a.png

jpaulino

win8.png

A comunidade Portugal a Programar com o apoio da Microsoft está a criar um passatempo de desenvolvimento de aplicações para Windows 8 exclusivamente para membros registados na comunidade.

Desenvolve uma ou mais aplicações para o Windows 8 e ganha fantásticos prémios!

  • 1 MOCHILA APP ME UP PARA TODOS os que publiquem uma App na Windows 8 Store
  • 2 TELEFONES NOKIA LUMIA 820 (Dev Edition) para os primeiros 2 a publicarem 3 Apps na Windows 8 Store
  • 1 TABLET ASUS ME400C para a melhor App publicada e 1 NOKIA LUMIA 820 para a segunda melhor aplicação.

São válidas apenas aplicações publicadas entre 1 e 30 de Junho de 2013.

Todos os estudantes têm acesso gratuito à Windows Store através do programa DreamSpark e por isso não há motivos para não concorrer. Mais informações e candidaturas através do email passatempos@portugal-a-programar.pt

Alguns recursos interessantes para iniciar:

O staff da comunidade será o júri que irá escolher a melhor aplicação a concurso e o vencedor será divulgado na primeira quinzena de Julho. Para atribuição do Tablet Asus ME400C é necessário existirem no mínimo 3 aplicações a concurso. Qualquer caso omisso será resolvido pelo staff da comunidade não sendo passível de recurso e o juri irá rever e validar todas as aplicações de modo a que tenham um minimo de qualidade e originalidade.

jpaulino

pap_header1.png

E está concluído o 1º evento presencial da comunidade Portugal-a-Programar que teve por nome PROGRAMAR 2013.

Este evento realizou-se no dia 25 de Maio de 2013 em Lisboa (Microsoft Lisbon Experience) e teve a participação de 19 oradores que efectuaram 18 apresentações técnicas e 2 workshops práticos, nas mais diversas áreas de tecnologia/informação, e teve a presença de aproximadamente 250 participantes superando as expectativas da organização.

Obrigado a todos os participantes, oradores, media partners e patrocinadores e em breve iremos disponibilizar fotos, slides e outros recursos do evento.

Até uma próxima oportunidade!

A Organização do Evento

http://evento.portugal-a-programar.pt

jpaulino
blog-0832636001367968639.png

A comunidade Portugal-a-Programar tem mais de 27.000 membros registados e completa, no dia 28 de Maio, 8 anos de existência, tendo vários projetos relacionados com a programação, onde se destacam um fórum de discussão e uma revista digital bimensal, denominada PROGRAMAR.

Para assinalar mais um aniversário, a comunidade irá organizar o seu 1º evento presencial em Lisboa, no edifício da Microsoft no Parque das Nações, no próximo dia 25 de Maio de 2013 (sábado), durante todo o dia, onde se destaca:

  • Apresentações - Assista a diversas apresentações de diferentes áreas de desenvolvimento como C#, SQL, PHP, VB .NET, Powershell, C/C++, Java, etc, por alguns dos melhores oradores da comunidade.
  • Workshops - Vários workshops práticos sobre diferentes temas e com diferentes níveis de dificuldade. Aprenda fazendo passo-a-passo com o apoio de monitores experientes e voluntários.
  • Networking - Venha conhecer os membros da comunidade e restante público e trocar ideias, código, projectos, etc. Um ponto de encontro obrigatório para a comunidade de programadores.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis neste link. Podem ainda apresentar propostas para apresentações/workshops.

Acompanhe todas as novidades do evento em http://evento.portugal-a-programar.pt/ ou na página oficial no facebook.

Contamos com a vossa participação!

jpaulino

O primeiro evento da comunidade vai acontecer em Lisboa no dia 25 de Maio de 2013 (sábado) durante todo o dia e terá várias apresentações de diferentes áreas e workshops, com a duração de 45 minutos.

Caso estejam disponíveis a ajudar na organização e/ou na realização de alguma apresentação/workshop (sessão prática), poderão propor diferentes temas para apresentar e/ou realizar um workshop, indicando no seguinte formato:

Nome:

Nick P@P:

Profissão:

Titulo da Apresentação/Workshop:

Descrição:

Nível Dificuldade: Introdução/Intermédio/Avançado

Requisitos (caso seja um workshop):

Bio do Orador/Monitor:

Queremos um evento equilibrado com pessoas que tenham ou não experiência em eventos desta natureza, por isso o facto de não ter qualquer experiência em apresentações/workshops não é de todo impeditivo de ser escolhido.

As apresentações/workshops serão escolhidas de acordo com áreas previamente identificadas e por isso quantas mais indicarem, mais probabilidades existem de serem escolhidas. Por exemplo, não teremos várias apresentações sobre PHP, mas queremos pelo menos uma, por isso escolheremos a que mais interessante nos parecer. O mesmo acontece com os workshops que irão decorrer em paralelo.

Aguardamos as vossas respostas até ao dia 24 de Fevereiro (inclusive) para o email eventos@portugal-a-programar.pt e lembramos que o evento só poderá ter sucesso com o contributo da comunidade.

Obrigado pela participação!

jpaulino

A comunidade Portugal-a-Programar está a pensar em efectuar o primeiro evento presencial da comunidade.

Trata-se de um evento de programação, em Português, que tem por objectivo a partilha de informação, a divulgação da comunidade e o encontro entre membros. O evento será realizado a um sábado, em data e local a anunciar, assim como a sua agenda.

De forma a que este evento seja o mais adequado com as expectativas de todos, solicitamos que preencham um pequeno questionário, caso pensem vir a participar: http://www.survs.com/survey/1SJUK1N74J

Obrigado a todos pela participação!

A administração

jpaulino

O SYS4SOFT é uma marca registada que tem como um dos objetivos a divulgação massiva de videotutores sobre os mais variados aspetos das tecnologias relacionadas com a utilização de computadores e outros dispositivos similares.

Este espaço é, em suma, um repositório de vídeos do autor em bom Português!

Neste momento, já estão disponíveis vídeos sobre:

Boa aprendizagem!

jpaulino

Refresh LX 2012 (20 Setembro)

post-2118-0-95291600-1345796429_thumb.jp

Refresh LX is an affordable conference for busy Web Designers.

4 optional Workshops on September 20 and 10 Talks on September 21, of sound, practical advice from all the greatest minds in the field.

So come along and meet hundreds of your fellow peeps for 2 days of serious brain refreshment.

Lovely, warm, sunny Lisbon is waiting for you.

Mais Informações

Rui Carlos

Portal de Downloads

O Portal de Downloads da comunidade Portugal-a-Programar destina-se a promover a partilha de conteúdos relativos à programação e áreas similares, que podem incluir materiais usados por estudantes nos seus ciclos de estudos (e.g., apontamentos, exercícios, testes), ou outros materiais desenvolvidos pelos utilizadores que podem ser úteis a outros utilizadores (e.g., tutoriais, scripts, bibliotecas, aplicações).

Tem por objectivo criar um repositório de conteúdos, que permita a sua melhor organização e catalogação, facilitando assim o trabalho de pesquisa dos utilizadores.

(Mais detalhes aqui.)

jpaulino

O novo P@P!

Conforme demos a entender há algum tempo atrás, o P@P decidiu mudar o software que suporta o fórum. Depois de um longo período de testes, esta mudança foi efectuada! Esta mudança coincide também com uma mudança de domínio principal do P@P, que passa agora a ser www.portugal-a-programar.pt!

Depois de vários anos a usar o SMF, o P@P passa agora a usar o IPBoard, que para além do fórum, também inclui o blog, e uma nova plataforma de downloads, que esperamos que venha a ser bastante útil aos utilizadores da nossa comunidade, promovendo a partilha de recursos.

Para além de várias melhorias ao nível de administração e moderação, o novo software trará também algumas melhorias para os utilizadores, das quais destacamos:

  • Tema para dispositivos móveis
  • Sistema de tags bastante funcional
  • Integração com redes sociais
  • Melhor sistema de pesquisa e de visualização de novos conteúdos
  • Sistema de notificações bastante mais funcional
  • Novos funcionalidades ao nível de mensagens privadas
  • Sistema de avaliação de tópicos e de mensagens

Temos consciência que nem todos utilizadores vão gostar da mudança, e que muito irão estranhar esta nova plataforma, mas acreditamos que a longo prazo a generalidade dos utilizadores irá reconhecer as vantagens desta nova opção.

Sublinhamos também que uma mudança destas é um processo complexo, sujeito a erros. Apesar de todos os cuidados na preparação desta migração, é natural que notem alguns problemas, sobretudo nestes primeiros dias, até porque há ainda algumas arestas a limar nos próximos dia/semanas. Adicionalmente, os utilizadores devem rever as suas configurações, através do Painel de Controlo, de modo a garantir que tiram partido de todas as funcionalidades oferecidas pelo IPBoard, ou para corrigir alguma configuração que não tenha sido correctamente migrada.

Da parte do staff, tentaremos resolver os problemas encontrados o mais rapidamente possível.

jpaulino

T-Shirts P@P - Encomendas

Olá a todos,

Com a alteração de logótipo, que aconteceu recentemente, era obrigatório alterar também o design das t-shirts oficiais da comunidade Portugal-a-Programar.

Assim, e com o principal objectivo de divulgar a comunidade, lançamos a nova colecção de t-shirts, com diferentes cores, que podem ser adquiridas por todos.

tshirts_p@p.jpg

Os preço das t-shirts, já com pontes de envio para Portugal Continental, é de:

  • T-Shirt Branca - 10€
  • T-Shirt Cor - 11€

As encomendas deverão ser feitas através do email encomendas at portugal-a-programar ponto org, indicando o nome completo, morada de envio, tamanho(s) pretendido(s), cor(es) e comprovativo de pagamento. O pagamento deverá ser feito para o NIB: 0035 0282 00026834500 68  - Nº Conta CGD 0282026834500.

Qualquer dúvida ou esclarecimento podem responder neste tópico.

Venham de lá essas encomendas e ajudem a divulgar a comunidade!

jpaulino

Actualização do Software do Fórum

Olá a todos,

Foi efectuada uma actualização no software do fórum da comunidade, para a última versão disponível - 2.0 Gold, que trás algumas melhorias e resolução de alguns bugs existentes nas versões anteriores.

Por um problema de ordem técnica, aliado ao facto do página do SMF ter estado também em baixo durante muito tempo, estivemos 24 horas em modo de manutenção. Tivemos de repor um backup anterior da base de dados, efectuar a actualização do novo software e instalar/testar alguns dos mods já usados. Por isso, as mensagens de sexta-feira de madrugada até sábado ficaram perdidas sem hipótese de recuperação.

Não esperávamos por todos estes problemas e por isso não informamos a comunidade. Alguns mods ainda não estão a funcionar e serão instalados progressivamente, e qualquer problema detectado no novo software agradecemos que nos informem para que possamos corrigir o mais rapidamente possível.

Pedimos desde já desculpa por qualquer incómodo que esta operação tenha causado, mas aproveitamos para efectuar a actualização durante o fim-de-semana, pois é quando o fórum está menos activo.

Obrigado a todos pela compreensão!

A Administração

jpaulino

Encontra-se oficialmente encerrado o concurso de divulgação do 6º aniversário da comunidade

Ao contrário do que foi anunciado, todos os participantes nesta divulgação do 6º aniversário da comunidade vão receber uma t-shirt oficial p@p. Esta oferta só foi possível graças ao apoio da Microsoft Portugal que se juntou a esta iniciativa e ofereceu t-shirts a todos os participantes. Nota: as t-shirts não foram alteradas!

Obrigado a todos pela participação!

Obrigado à Microsoft pelo apoio!

A Administração

t-shirt p@p

jpaulino

6º aniversário do P@P

A comunidade Portugal-a-Programar faz hoje 6 anos de existência. São vários anos de trabalho e dedicação, de diversos colaboradores voluntários, para que tenha sido possível criar e fazer crescer uma comunidade de programadores na língua Portuguesa.

Aproveitamos para divulgar alguns números do P@P:

Fórum

pap1.png

Nos últimos meses o crescimento do fórum da comunidade tem sido muito significativo, com uma média de 1.122.034 visualizações por mês, recuperando uma quebra no primeiro semestre de 2009. São sem dúvida bons indicadores para o futuro!

Wiki

pap2.png

A wiki da comunidade tem tido também um crescimento importante (média de 12.500 visualizações/mês). No primeiros meses de 2011 foram efectuadas várias alterações e remodelações que têm sido correspondidas com mais visitas. Esperamos que possa crescer ainda mais.

Revista PROGRAMAR

revista PROGRAMAR é sem dúvida um dos projectos mais importantes da comunidade, estando neste momento num dos melhores períodos de sempre. Embora as primeiras edições tenham mais downloads, por estarem disponíveis à mais tempo, as últimas edições (a partir da edição nº 25) têm tido os melhores resultados nos primeiros dois meses de lançamento e com uma média de 14.375 downloads por edição.

Mas há mais ...

20.000 membros (23 novos membros por dia)

43.000 tópicos (28 novos tópicos por dia)

390.000 mensagens (200 novas mensagens por dia)

28 edições da revista PROGRAMAR

208 artigos na revista PROGRAMAR

110 redatores já contribuíram na revista PROGRAMAR

676 artigos/snippets na Wiki

Estes são apenas alguns dos muitos  números que poderiam ser apresentados.


Para assinalar o 6º aniversário do P@P, estamos a oferecer 5 t-shirts da comunidade, que serão sorteadas entre os membros que fizerem um post sobre o P@P, com link para a comunidade, no seu blog ou nas redes sociais (twitter, facebook, etc.).

Os utilizadores deverão responder a este tópico, com link para o vosso post, até dia 4 de Junho (máximo 1 post por utilizador).

Obrigado a todos!

A Administração

jpaulino

Partilha nas Redes Sociais

Foram integradas no fórum algumas opções para partilhar os tópicos nas redes sociais.

Foi adicionado um botão para partilha no Facebook, no Twitter e outros, com um sinal de mais (+), que permite partilhar em inúmeras redes sociais, por email, etc. Os botões estão no primeiro tópico de cada discussão, no canto superior direito, na barra onde indica o nome do tópico e o número de visualizações.

Partilhem os tópicos que mais gostam e ajudem desta forma a divulgar a comunidade.

Mais informações:

jpaulino

Portugal-a-Programar é marca registada

Caros membros,

Venho por este meio informar que a marca Portugal-a-Programar e o novo logótipo da comunidade são agora marca registada!

A partir de agora, além de estarmos protegidos de eventuais fraudes, podemos utilizar a seguinte designação quando nos referimos a esta comunidade: Portugal-a-Programar®

A administração

jpaulino

Novas regras na Discussão Geral

O quadro Discussão Geral, e seus sub-quadros ("Humor e Curiosidade" e "Noticias de Tecnologia"), servem para discussão geral, tal como o nome assim o indica.

No entanto não nos podemos esquecer que o ambito geral da comunidade é a programação, e discussão geral é um extra, para os utilizadores que participam na comunidade.

Assim, e para participar nestes quadros, os membros têm obrigatóriamente de ter 30 ou mais mensagem nas zonas de desenvolvimento.

Esperamos que entendam estas novas medidas já implementadas!
jpaulino

Nova página do Facebook

Recentemente formos confrontados com um problema na página do Facebook da comunidade, pois a conta deveria ser de página e não de utilizador. Subitamente, a conta de utilizador foi fechada e tivemos que criar uma nova conta para partilharmos as novidades, noticias, assuntos interessantes relacionados com a programação, etc.

A nova página oficial da comunidade é : http://www.facebook.com/portugal.programar

Quem ainda não está ligado à comunidade através do Facebook deverá fazê-lo e divulgar pelos seus amigos.

Obrigado a todos!

jpaulino

Novos Moderadores Globais

A partir de hoje, os ex-Moderadores Locais FDomingos e apocsantos passam a pertencer ao staff da comunidade como Moderadores Globais.

Esta decisão tem como objectivo substituir algumas saidas recentes e também para que possam contribuir com novas ideias e com uma nova dinâmica.

 Bem-vindos!

jpaulino

Portugal-a-Programar no CodeBits2010

De 11 a 13 de Novembro de 2010 decorreu o Sapo Codebits 2010. A comunidade Portugal-a-Programar esteve presente, tendo alguns membros efectuado alguns projectos.

Este ano, com oferta da comunidade, todos os que participaram e solicitaram, tiveram direito a uma t-shirt para usar durante o evento.

Esta foi a foto de grupo de alguns dos elementos que estiveram presentes (infelizmente não foi possível juntar todos):

CodeBits2010.jpg

Da esquerda para a direita: FDomingos, MMarques, Caya, Killercode, Jpaulino, Lurst, JD557, Ferreira, IRX773 e Tharis

Para a ano à mais ;)

jpaulino

Algumas alterações importantes no Fórum

Olá a todos,

No próximo fim-de-semana(23/24 de Outubro) vão ser efectuadas algumas alterações significativas no fórum. Essas alterações são:

Portal

Vai ser alterada a página inicial da comunidade, sendo no entanto possível entrar directamente no fórum, sem ver o portal. O portal tem como principal objectivo divulgar melhor alguns projectos da comunidade. Terá também ter um tag cloud que permitirá filtrar por categoria.

Tag system

Irá ser incorporado no fórum um sistema de tags. Quando é criado um novo tópico, é possível indicar que tags estão relacionadas com o mesmo, sendo depois possível filtrar por elas. Por defeito aparece a tag com o nome do quadro ou sub-quadro.

Team Page

É apenas uma página com a informação mais detalhada das equipas da comunidade

Tópicos sem Resposta

Trata-se de uma página com os 100 últimos tópicos sem qualquer resposta. O objectivo é que possa ver que respostas necessitam de ajuda e ainda não o tiveram.

Partilha nas Redes Sociais

Vão também ser incluídos alguns ícones nos tópicos que permitem partilhar os mesmos nas redes sociais mais usadas, de uma forma fácil.


Quando estas alterações forem implementadas o fórum ficará temporariamente offline, mas esperemos que seja breve.

Qualquer problema que verifiquem após as alterações, agradecemos que reportem.

Esperemos que sejam do agrado da comunidade!

jpaulino

Foi criado um novo sub-quadro na secção de Projectos, "Aplicações Web".

Este quadro tem como objectivo a colocação de aplicações web (que sejam software proprietário) e que tenham como finalidade a apresentação de serviços.

Em adição, as regras foram alteradas para reflectirem a nova mudança:

http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php/topic,31054.0.html

Com esta secção, esperemos que haja menor confusão sobre onde publicar as vossas aplicações web, e ao mesmo tempo, terem um espaço dedicado para as divulgar.

Nota: A Secção não se destina a fazer publicidade aos vossos sites, mas sim a aplicações web que o autor tenha criado, e serve para poderem dar sugestões e reportar erros, etc.

Mais detalhes: http://www.portugal-a-programar.org/forum/index.php/topic,48550.0.html