• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Our community blogs

  1. Rui Carlos
    Latest Entry

    By Rui Carlos,

    Evento Linux, este ano em evolução para Open Source Lisbon, acaba de anunciar os primeiros nomes da agenda da 14ª edição consecutiva do maior evento nacional sobre software livre: Rui Bento, Diretor Geral da Uber em Portugal, Jorge Máximo, Vereador do Pelouro de Sistemas de Informação, Desporto e Relação com o Munícipe da Câmara Municipal de Lisboa e Filipe Barroso, organizador do Google Developers Group Lisboa (GDGLx).

    Rui Bento apresentará como a tecnologia (e a Uber, que em uber.github.io disponibiliza vários projetos e serviços sustentados em Open Source) estão a transformar a mobilidade nas cidades. Jorge Máximo dará a conhecer os resultados preliminares do Smart Open Lisboa. Filipe Barroso abordará a importância das comunidades tecnológicas na partilha de conhecimentos entre técnicos e na compreensão das necessidades do público utilizador.

    Em 2016 o Open Source Lisbon redesenha os moldes de 13 anos de Evento Linux e chama à agenda grandes inovadores do IT nacional e internacional. Promovido pela Syone e com apoio da Caixa Mágica à organização, o evento decorrerá no próximo dia 29 de Setembro, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, com entrada livre.

    Site Oficial: www.opensourcelisbon.com
    Facebook: facebook.com/OpenSourceLisbon
    Twitter: twitter.com/OpenSourceLx

  2. apocsantos
    Latest Entry

    By apocsantos,

    A Revista PROGRAMAR está de volta com mais uma edição. Desta vez temos como tema de capa o artigo Testar aplicações móveis com Xamarin Test Cloud, da autoria de Sara Silva. Adicionalmente, nesta edição poderá encontrar mais 14 artigos, que listamos de seguida:

    • Extrair dados do cartão de cidadão (Ricardo Cabral)
    • Android Monkey Test: Um “Macaco” ao Serviço dos Programadores Android(Nuno Santos)
    • Programação (in)Segura – Transbordo de Memória (Patrício Domingues, Vítor Távora)
    • ELM (Ricardo Miranda)
    • Automação com Genuino (António Santos, Rita Peres)
    • O papel do profissional de Marketing & Comunicação no sector das TIs em Portugal (Ana Rita Queiroz)
    • Análise do livro Javascript 6 (Tânia Valente)
    • Análise do livro Modelação de dados em UML – Uma Abordagem por Problemas (Ricardo Peres)
    • O que esconde o CQRS (Guilherme Ferreira)
    • Comunidades e Voluntariado Presencial (Ricardo Cabral)
    • Shift Appens 2016 – Coimbra (Rita Peres)
    • Raspberry Pi 3 Model B (Rita Peres)
    • Windows 10: Gestão de redes wireless através da linha de comandos (Nuno Silva)
    • Projecto em destaque na comunidade P@P: Matraquilhos (António Santos)

    Clique aqui para fazer o download desta edição!

    Continuaremos também a premiar os autores dos três melhores artigos, dado o sucesso nas edições anteriores. E os leitores devem dar a sua opinião para que possamos premiar correctamente. Para isso vote em http://bit.do/ProgramarED52_V.

    Nesta edição publicaremos os artigos em formato blogpost semanalmente, até à totalidade da edição. Fica atento!

  3. Rui Carlos
    Latest Entry

    By Rui Carlos,

    Qual o plugin de cache mais adequado para o seu site WordPress? Veja a discussão aqui!

  4. FDomingos
    Latest Entry

    By FDomingos,

    A rede social aposta num interface dinâmico e num design apelativo para criar uma nova forma de consumir conteúdos e informações da rede social. O Flipboard é o grande rival e já leva anos de vantagem.

    O Facebook vai entrar em mais uma aventura, desta feita no das aplicações dedicadas a notícias e conteúdos em formato de história. O novo software chama-se Paper e vai ficar disponível a 3 de fevereiro em exclusivo para os utilizadores do iOS. Ainda não existem informações de quando pode chegar a outros sistemas operativos.

    Fonte e ver mais: http://tek.sapo.pt/tek_mobile/apps/facebook_paper_chega_em_fevereiro_para_dar_lu_1362893.html

    Ver mais: Facebook Paper chega em fevereiro para dar luta ao Flipboard

  5. HecKel
    Latest Entry

    By HecKel,

    Esta app já tem algum tempo, mas infelizmente só a descobri há uns dias. Existe nas versões OS X e iOS, sendo que a versão OS X é gratuita e no iOS tem o custo de 0,89€.

    Links

    Mac App Store

    iTunes Store

    iProcrastinate website

    O que é o iProcrastinate?

    O iProcrastinate é simplesmente mais um utilitário task management (gestor de tarefas), existem vários disponíveis tanto para OS X como para iOS, e este até está bastante bem qualificado em ambas as lojas. Tanto o OS X (10.8.x) como o iOS (6.x) já vêm com um task management, a app Lembrete (Reminders) portanto acaba por ser algo redundante ter mais uma app para fazer o mesmo no nosso sistema. Então é aí que se coloca a questão:

    Porquê o iProcrastinate?

    Pela organização que o mesmo oferece. No nosso dia a dia temos várias tarefas e que por vezes se repetem com alguma frequência, e por que não organizá-las em categorias? E se tivéssemos um calendário para podermos perceber o quão ocupada será a nossa semana ou mês? Isto tudo é oferecido por várias outras apps, mas com o iProcrastinate encontrei isto bastante bem organizado, e com algumas funcionalidades simples, mas bastante práticas.

    Disposição inicial

    Assim que se abre a app, aparece no ecrã inicial 5 secções, que irei explicar em mais detalhe mais abaixo. "Groups", "Subjects", "Tasks", "Steps" e "Files". Infelizmente a app apenas existe em Inglês, contactei o autor para saber se está planeado adicionar outros idiomas, mas tendo em conta que nem sequer alemão nem francês aparecem disponíveis, não me parece que venha a ser sequer equacionado.

    33ct3s1.png

    Vista em Calendário

    Esta é a vista para quem gosta de entrar em pânico, com todas as tarefas do mês por fazer, e com a opção de mostrar também as tarefas já concluídas. Uso esta vista para editar tarefas que coincidem em dias de férias, viagem e afins, é possível apagar ocorrências em específico de algumas tarefas recursivas sem danificar o resto da sequência, se não querem ficar com uma lista grande de tarefas em "Overdue", o melhor é mesmo garantir que durante as vossas férias as tarefas são removidas :)

    f05ilv.png

    Grupos

    • Due Today: Este grupo contém as tarefas do dia de "hoje", normalmente é o grupo que tenho sempre activo.
    • Due Tomorrow: À semelhança do grupo anterior, este grupo contém as tarefas pendentes até ao dia seguinte, amanhã.
    • Upcoming: Este grupo lista todas as tarefas a realizar no futuro, dá para configurar nas preferências quantas semanas queremos ver neste grupo, actualmente tenho 2 semanas, portanto, este grupo irá mostrar as minhas tarefas das próximas duas semanas.
    • Overdue: Este é o grupo que nos obriga a não procrastinar :) Aqui irão estar todas aquelas tarefas que temos em atraso, bom bom seria estar vazio :)
    • Starred: Algumas tarefas são mais importantes que outras, daí dar para definir prioridades nas tarefas entre Baixa, Média e Alta. Mas ainda assim, há tarefas que não queremos mesmo deixar passar, e aí podemos marcá-las com uma "estrela". É para este grupo que vão essas tarefas.
    • All Tasks: Este grupo é um pouco semelhante ao Overdue, a diferença é que dá para ver ainda mais tarefas. No exemplo abaixo dá para ver que nas preferências tenho para mostrar 2 semanas (a aparecer no grupo Overdue) mas limitar a 7, sendo estas 7 semanas que irão ser visíveis no All Tasks.

    jpzt5t.png

    Temas

    Uma forma de organização é por temas, uma forma simples e que ajuda imenso a seguir as tarefas para cada um dos temas definidos por nós.

    20schw.png

    Tarefas

    Isto é a "alma" desta aplicação, a criação de tarefas não podia ser mais simples e intuitiva. Dá para criar tarefas simples e com frequência de repetição, diária, semanal (dias da semana) ou mensal (semanas do mês ou dia em particular).

    8weiz9.png

    Passos das Tarefas

    Uma coisa boa para controlar o estado de uma tarefa, é separá-la por passos, é uma boa forma de organização em tarefas mais complexas, ou mesmo para controlar o estado actual de uma tarefa que não se tem tempo de terminar no dia esperado.

    4zvm1l.png

    Ficheiros

    No caso de alguns profissionais, ou estudantes, dá sempre jeito ter "à mão" o ficheiro que vamos trabalhar, em vez de andar a procurar pelas dezenas de pastas que temos no disco, por que não ter um link para esse ficheiro directamente da aplicação? E sim, quem é organizado por natureza tem os ficheiros bem estruturados numa hierarquia de pastas, mas se estamos a falar de uma tarefa para "procrastinadores", faz algum sentido ter as coisas ali mesmo à mão :)

    7.png

    Tópico: iProcrastinate

  6. win8.png

    Está decorrer e durante o mês de junho o passatempo de desenvolvimento em Windows 8, exclusivo para membros registados na comunidade, onde já temos os dois primeiros vencedores que submeteram 3 aplicações na Windows Store.

    Parabéns aos vencedores, que serão anunciados no final do passatempo, mas ainda existem excelentes prémios para ganhar:

    • 1 MOCHILA APP ME UP PARA TODOS os que publiquem uma App na Windows 8 Store
    • 1 TABLET ASUS ME400C para a melhor App publicada e 1 NOKIA LUMIA 820 para a segunda melhor aplicação.

    Por isso preocupem-se com a qualidade das aplicações.

    Boa sorte a todos!

  7. thoga31
    Latest Entry

    By thoga31,

    O mais recente Tutorial de Pascal que a Wiki P@P dispõe tem tido muitos visitantes, e agora está a sofrer uma actualização e expansão progressivas.

    É com gosto que informamos que a Parte VII deste Tutorial foi lançada, estando o livro PDF já actualizado.

    Nesta parte poderão encontrar preliminares em representação binária e hexadecimal de números inteiros, bem como a construção de Message Boxes, funções úteis para Numeração Romana e um pormenor útil nas Estruturas de Tentativa.

    Parte VII - Hexadecimais, Binários e Numeração Romana. Message Box.